Confira algumas dicas de como melhorar a qualidade do ar interno

691 views
Poluição do ar
Foto: buda_fabiomori

Ter uma boa qualidade do ar é essencial para uma vida saudável. É fácil se lembrar disso nas ruas, principalmente nas grandes cidades, pois a fumaça e o movimento de carros são constantes, mas dentro de casa ou do escritório essa é uma regra esquecida pela maioria das pessoas.

Somente em São Paulo a poluição mata mais de 15 mil pessoas por ano, segundo pesquisa divulgada em setembro deste ano pelo Instituto Saúde e Sustentabilidade. A má qualidade do ar interno pode causar bronquite, rinite, sinusite e asma, entre outras doenças respiratórias, além de doenças pulmonares.

O Pensamento Verde separou algumas dicas sobre como melhorar a qualidade do ar em ambientes internos. Confira:

1- Mantenha a sua casa arejada

Pela manhã, abra as janelas e deixar o ar fresco entrar por algumas horas. A troca do ar interno e externo ajuda a combater os poluentes e ácaros e a melhorar a qualidade do ar que você respira.

2- Não fume no ambiente interno

A fumaça do cigarro é prejudicial aos pulmões e pode causar asma. O ar com fumaça contém toxinas cancerígenas e é especialmente prejudicial às crianças e idosos.

Plantas
Foto: guiadossolteiros

3- Tenha plantas em casa

Assim como na natureza, as plantas contribuem para uma boa qualidade do ar filtrando as impurezas e devolvendo o oxigênio limpo para o ambiente. As azaleias, bromélias e os cactos são especialmente eficientes nesse processo.

4- Prefira produtos de limpeza feitos em casa ou sem COV

Os produtos de limpeza convencionais são fabricados com substâncias químicas que podem causar irritações e intoxicações, principalmente os compostos orgânicos voláteis (COV). Os rótulos não informam se essa substância é usada no produto, para saber é necessário contatar o SAC da marca. A dica é que com apenas ½ copo de vinagre branco diluído na mesma quantidade de água você terá um limpador caseiro e natural muito potente que pode ser usado em todos os cômodos da casa!

5- Utilize tintas com matérias-primas naturais

As tintas comuns são feitas com metais pesados, solventes químicos e compostos orgânicos voláteis (COV), que são prejudiciais à respiração. Prefira utilizar tintas feitas a base de terra, caseína ou cal.

6- Use purificadores de ar

Eles removem mofo, ácaros, fungos, vírus e bactérias. Os purificadores de ar são ferramentas úteis e fáceis de usar. Existem ainda os purificadores à base de bactericidas naturais extraídos de alguns vegetais, como a casca da laranja.

Casa
Foto: casadaidea

7- Limpe o filtro e os dutos do ar-condicionado e aquecedores

A limpeza evita que esses equipamentos acumulem pó e bactérias que serão dispersos no ambiente quando eles forem ligados.

8- Mantenha as cortinas e persiana abertas

Fechadas, as cortinas e telas interrompem a entrada e saída do ar, diminuindo a circulação. É importante deixa-las abertas por algumas horas durante o dia.