Empresa promove projeto para a capacitação de recicladores

235 Visualizações
Gerdau Fornecedor de sucata.

Maior recicladora da América Latina e presente em 14 países do mundo, a Gerdau vem ganhando notoriedade não só por sua participação no mercado usual de aço. A empresa realiza o projeto “Reciclagem Inclusiva”, em parceria com o setor público e ONGs, desde 2007, contribuindo para a formalização do setor de recicladores de sucata com ações de significativos benefícios ambientais, sociais e econômicos para a sociedade e integração à cadeia do aço. Devido à iniciativa, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

As principais fases do projeto são: a capacitação com abrangência técnica e de gestão, o fortalecimento das redes intermediárias da cadeia de reciclagem e criação de uma rede nacional de cooperação, o sistema de monitoramento para a cadeia de valor e a contribuição para as políticas públicas em nível local e nacional.

As organizações não governamentais e instituições de aprendizagem são responsáveis pela multiplicação dos conhecimentos nas áreas de gestão ambiental para os recicladores, incluindo planos de negócio e gestão de indicadores.

Após o trabalho de capacitação, o projeto se volta para a realização de atividades de comunicação e de teambuilding, no intuito de alinhar as ONGs que executaram as capacitações e consultorias. Assim, a rede nacional auxilia na troca de conhecimentos e experiências e apoia as cooperativas de reciclagem na busca por uma posição na mesa de debates de políticas públicas.

Ainda é criado um sistema de indicadores de desempenho para acompanhar e avaliar quantitativamente os resultados de cada cooperativa e os impactos dos programas por meio de rotina. Todas as entidades implementaram um sistema de gestão à vista para fomentar a transparência das organizações.

Por fim, a Gerdau envolve o poder público municipal e estadual, as organizações que representam as cooperativas, como o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis e o Compromisso Empresarial para a Reciclagem. As alianças são fundamentais, uma vez que facilitam as discussões sobre a busca das melhores práticas e o envolvimento das cooperativas nos debates públicos para formação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, a ser implementado em 2014 pelo governo federal.

Empresa: Gerdau

Case: “Gerdau – Reciclagem Inclusiva”

Responsável: Liza ZotzJaworski

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.