Programa Journées d’études à la Sorbonne promove imersão sustentável

257 Visualizações
© Depositphotos.com / ridofranz Foto: © Depositphotos.com / ridofranz

Com a sustentabilidade cada vez mais presente no dia a dia de grandes líderes e empresas, um novo tipo de economia surge: a economia verde. O termo se refere àquela que resulta em melhoria do bem-estar humano e da igualdade social, ao mesmo tempo em que reduz significativamente os riscos ambientais e a escassez ecológica.

Dessa base, saem três características: ela é pouco intensiva em carbono, eficiente no uso de recursos naturais e socialmente inclusiva. Para acompanhar o movimento, muitas ações e iniciativas passaram a ser desenvolvidas. Apesar disso, o caminho até o desenvolvimento sustentável ainda é longo.

Pensando nisso, a Plataforma Liderança Sustentável e o Instituto Toposofia lançaram o programa Journées d’études à la Sorbonne 2014 – Liderança Sustentável para uma nova economia. O curso tem como objetivo promover, por meio de aulas e compartilhamento de experiências, a imersão, reflexão e estudo sobre os temas que impactam a forma de liderar na nova economia.

O programa está previsto para acontecer na semana entre 27 de outubro e 02 de novembro de 2014, na Universidade de Paris-Sorbonne, na França, e tem como meta reunir um grupo de 20 líderes brasileiros comprometidos com a agenda da sustentabilidade.

Dentre os temas abordados nas aulas, estão: design relacional como uma prática consciente de entender o comportamento do consumidor para a nova economia e relação entre as mídias digitais e o meio ambiente.

Além das aulas ministradas por especialistas da Universidade e, também, do Brasil, como Edgard Morin, Michel Maffesoli, George Blanc, Michel Puech, Stéphane Hugon, Massimo Di Felice e Ricardo Voltolini, o programa conta com encontros presenciais e visitas a projetos sustentáveis desenvolvidos por empresas francesas, além de passeios culturais e um itinerário gastronômico.

Investimento

O investimento é de €3.500 por pessoa. O pacote inclui curso, material didático, tradução alternada, visitas técnicas e certificado. No entanto, o custo com logística (transporte, hospedagem e alimentação) e seguro saúde internacional (obrigatório), ficam por conta do participante. A inscrição para o Programa poderá ser realizada através do site Ideia Sustentável e o material do curso também encontra-se disponível no mesmo site.