Estudo NEXT apresenta oito tendências de sustentabilidade voltadas para micro e pequenas empresas

449 views

 

© Depositphotos.com / minervastock Economia verde.

Com o objetivo de inspirar novas escolhas e convidar as pessoas para refletirem, o Estudo NEXT – 8 Tendências de Sustentabilidade para Pequenas e Microempresas, traz os principais desafios e oportunidades para organizações de pequeno porte interessadas em colocar o tema da sustentabilidade na agenda de seus negócios e em suas ações, práticas e estratégias.

Realizado pela consultoria Ideia Sustentável e fundamentado por mais de 70 especialistas internacionais e nacionais, a pesquisa é composta por artigos, cases de sucesso, quadros de passo a passo – para incentivar novas iniciativas empresariais –, opiniões de líderes empresariais e recomendações de pesquisas.

Para complementar os textos explicativos de cada tendência, por exemplo, o estudo conta também com artigos especiais de Aileen Ionescu-Somers (IMD), Homero Santos (Fractalis), Luiz Barretto (Sebrae) e Thomaz Srougi (dr.consulta).

Estima-se que o Brasil os micros e pequenos negócios representam 27% do PIB, empregando mais de 50% da mão de obra formal e conhecidos como porta de entrada no mercado de trabalho para milhares de jovens de baixa renda. Dessa forma, há uma enorme importância em engajar esse setor da economia a fim de garantir o desenvolvimento sustentável do país.

As oito tendências destacadas no estudo são: plano de negócio, inovação, novos negócios e novos mercados, colaboração, cadeia de valor, liderança, diversidade e financiamento.

Liderança

No desenvolvimento sustentável dos negócios, surge um novo tipo de líder: aquele que pensa, age e toma decisões com base em valores e crenças ligados ao universo da sustentabilidade, como ética, transparência, diversidade, respeito ao outro e respeito ao meio ambiente.

De acordo com o estudo, a liderança é o principal fator de mudança e incorporação de boas práticas de sustentabilidade nas empresas, já que as ações dele refletem a sua visão e influencia diretamente a opinião de um grande número de stakeholders.

© Depositphotos.com / alphaspirit Sustentabilidade.

De acordo com Ricardo Volotin, cinco atributos identificam o líder sustentável: eles acreditam verdadeiramente na sustentabilidade; exercitam, compreendem e praticam a noção de interdependência entre lucro, meio ambiente e sociedade; têm coragem para enfrentar dilemas e resiliência para conduzir as mudanças necessárias; veem a sustentabilidade pela ótica da oportunidade, identificando os grandes desafios e os colocando no centro dos negócios; e, por último, têm a capacidade de dialogar, comunicar ideias, educar outros líderes e envolver colaboradores.

Para saber mais detalhes sobre cada tendência e ter mais informações sobre o estudo, acesse o site Ideia Sustentável.