Empresa de energia promove a educação ambiental por meio de gibi

457 views
Duke Energy Gibi: A Reprodução dos Peixes.

Assegurar informação sobre ações desenvolvidas pela Duke Energy, companhia energética responsável por oito usinas na extensão do Rio Paranapanema, na preservação do meio ambiente é o objetivo principal da publicação do projeto “Gibi – A Reprodução dos Peixes”. A ideia é distribuir o livrinho através de parceira com as prefeituras, em todos os municípios que fazem parte da área de atuação da empresa. Devido à ação, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

Quando foi detectada a necessidade de readequação dos gibis, como uma condição necessária para o desenvolvimento de ações integradas de Educação Ambiental, a área de comunicação da Duke Energy foi acionada e, após definir as mudanças, houve a publicação. Essa fase foi importante, pois as ações posteriores dependiam das informações constantes no gibi para que pudessem ser preparadas.

Após essa etapa, houve contato com alguns municípios para agendamento de iniciativas já com o novo foco, ou seja, integrando educação ambiental e a soltura de peixes. Foram procuradas as secretarias de Educação e Meio Ambiente e oficializadas as parcerias através de ofício, sendo que na sequência foram agendadas reuniões de trabalho para definição de cronograma de ações.

A partir desse momento as ações foram ocorrendo e foram avaliadas juntamente com os parceiros municipais para que pudessem ser aprimoradas. As palestras ocorreram tanto em sala de aula, quanto em auditórios e atreladas a soltura de peixes. Em alguns casos ocorreram também visitas a Estação de Piscicultura da empresa e o plantio simbólico de árvores na mata ciliar do local de soltura.

Empresa: Duke Energy

Case: “Gibi – A Reprodução dos Peixes”

Responsável: Luiz Augusto Nogueira Perino

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.