Empresa brasileira desenvolve programa para gestão de resíduos hospitalares

428 views
Remédio
Foto: Pixabay

Fundada no ano 2000 pelo executivo José Francisco Agostini Roxo, a companhia Brasil Health Service (BHS) tem suas atividades focadas para o desenvolvimento de produtos e soluções para a área da saúde. Sendo assim, percebeu que o País carecia de ações de gerenciamento de resíduos hospitalares e, por isso, desenvolveu o programa Descarte Consciente, estações de depósito para medicamentos em desuso ou com prazo de validade vencido.

Basicamente, a iniciativa visa coletar remédios e destiná-los à reciclagem e a incineradores. O presidente da BHS explica que o descarte dos produtos relacionados à saúde é executado nos lixos comuns ou vasos sanitários, o que compromete a qualidade do solo e da água através da contaminação via substâncias químicas. “As estações de tratamento não conseguem dar conta”, aponta José Francisco Agostini Roxo.

Visando otimizar a campanha e alcançar bons níveis de eficiência, a empresa Brasil Health Service decidiu implantar estações de coleta de medicamentos chamadas de Ecomed, que registram os códigos de barras dos remédios, isto é, um procedimento de segurança para garantir que os itens cheguem à destinação correta, pois, os dados são enviados à Central BHS em tempo real. Ao todo, foram instalados 347 pontos de descarte em drogarias de 12 estados brasileiros.

Pelo desenvolvimento do “Programa Descarte Consciente de Medicamentos Fora de Uso”, a Brasil Health Service recebeu o título de vencedora do 3° Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, de 2013, na categoria de Pequena e Média Empresa.

3° Prêmio FECOMERCIO de Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Brasil Health Service (BHS)

Ação: Programa descarte consciente de medicamentos fora de uso