Conheça 5 fenômenos aquáticos incríveis do oceano

127 Visualizações

Os oceanos são amplos e possuem uma beleza fascinante. Devido sua grande extensão, eles são vastamente inexplorados e encobertam uma grande quantidade de fenômenos incríveis e – muitas vezes – misteriosos.

As profundezas dos oceanos guardam grandes segredos e apesar de alguns deles já terem sido decifrados e explicados por climatologistas, químicos e cientistas, há ainda uma grande área a ser catalogada, estudada e compreendida. Para conhecer mais sobre eventos naturais pouco conhecidos, veja abaixo 5 fenômenos aquáticos incríveis do oceano:

Icebergs Listrados

Esse fenômeno é formado a partir de gelos antárticos transparentes e azuis que se juntam. Durante o evento, basicamente, o gelo derrete e a água congela por repetidas vezes. No decorrer desse processo, partículas e substâncias impuras (sujeira) entram na água e são difundidas no gelo, gerando listras que apresentam grande variedade de cores.

Redemoinho Aquático

Os redemoinhos aquáticos foram orginalmente descobertos por Edgar Allan Poe e Jules Verne, e foram inicialmente nomeados como “correntes destrutivas”. O fenômeno é um corpo de água giratório que gera uma força de sucção que tende a puxar para baixo tudo ao seu redor, sendo o clima um fator determinante para a força e poder destrutivo do evento.

(fonte da foto: IWSMT)

Ponto de encontro do mar Báltico e do mar do Norte

É dado esse nome ao evento que ocorre quando o mar Báltico e o mar do Norte se encontram – ainda que os dois não se fundem. Esse fenômeno ainda gera inúmeras discussões no meio científico, pois é nitidamente visível o limite de cor causada no encontro das águas. Supostamente, isso ocorre por conta da desigual densidade de concentração de sal na composição das águas.

Bioluminescência

A Bioluminescência é um processo que transforma a energia química em luz. Trata-se de minúsculas criaturas individuais que brilham em diversos pontos e confundem o celebro humano, fazendo-o enxergar áreas inteiras brilhando no oceano, como se fossem um grande espetáculo.

Maré Vermelha

Caracterizada por cores alaranjadas e vermelhas, densas e brilhantes, a Maré Vermelha surge em meios as águas sendo o resultado do excessivo crescimento de um tipo específico de algas, que produzem substancias tóxicas prejudiciais tanto para mamíferos marinhos, animais selvagens, aves, peixes e seres humanos.