Drone é capaz de plantar 1 bilhão de árvores em 1 ano

443 views
Fonte: Exame O projeto que prevê a plantação de árvores com drones é da startup BioCarbon Engine.
Fonte: Flickr / Ana Cotta A técnica ajudaria na recuperação de áreas desmatadas.

Para tentar frear o aumento do desmatamento, uma startup britânica resolveu apostar no poder dos drones para plantar um bilhão de árvores por ano. De acordo com a BioCarbon Engine, o uso de drones seria mais eficiente e preciso que os métodos tradicionais adotados no mercado, como o plantio manual de árvores, considerado “lento e caro”, e a distribuição de sementes secas por via aérea, que possuem “baixas taxas de fixação”).

Na primeira etapa do processo, com ajuda do drone, é feito o mapeamento do terreno a fim de produzir mapas 3D de alta qualidade sobre as terras agrícolas, plantações e áreas a serem restauradas.

Fonte: Instituto Ecoação Lauren Fletcher, responsável pelo projeto.

Depois, usando os dados de mapeamento, os drones realizam as atividades de plantio de precisão. A esperança vem do alto na forma de pequenas cápsulas que se rompem ao atingir o solo, liberando, assim, as sementes germinadas.

Além disso, o projeto inclui a parte de monitoramento do plantio. Por meio dessas informações é possível fornecer avaliações da saúde do ecossistema ao longo do tempo.

Por enquanto, o projeto de reflorestamento em escala industrial a partir de drones ainda não está completamente pronto para uso comercial, mas o seu protótipo, que ganhou R$ 20 mil em fundos do Centro de Empreendedorismo Skoll no ano passado, deve entrar em pleno funcionamento até o final do ano.