Criado painel solar para ser usado em bicicletas

329 Visualizações
Reprodução / Weely Equipamento pode carregar celulares e iPods.

Na busca de alternativas mais sustentáveis de deslocamento, a bicicleta vem ganhando espaço pelas ruas de várias cidades. E com a crise energética, ideias ecológicas surgem aos poucos para ajudar o planeta e aliviar o bolso da população.

Mas dentre estas invenções, uma une mobilidade urbana, sustentabilidade e praticidade. Na Itália, uma empresa desenvolveu um painel solar inovador, que pode ser usado em qualquer bicicleta. O segredo do intitulado Weely está na roda: a placa solar é instalada no aro da bike.

Ao pedalar, a energia armazenada pode ser utilizada para carregar dispositivos eletrônicos portáteis, como celular, câmera digital e iPod, por conta da entrada USB. A invenção também pode ser usada para recarregar bicicletas elétricas, sem a necessidade de uma tomada.

Por enquanto, o Weely está num nível pré-industrial de desenvolvimento e não é vendido para o público. Para lançar a novidade no mercado, seus criadores estão à procura de investidores e talvez utilizem o crowdfunding. A invenção deve custar cerca de 200 euros (650 reais).