Conheça o jardim hidropônico inspirado pela NASA

835 views
Reprodução / DesignLibero Com uma substancial área de cultivo, a “Roda Verde” permite que os usuários possam cultivar uma grande variedade de plantas.

Vem da NASA, a agência espacial norte-americana, mais uma ótima ideia de jardim hidropônico. Chamado de “Roda Verde”, o projeto surgiu como uma solução para que os astronautas pudessem cultivar os próprios alimentos no espaço, principalmente em missões longas. Sucesso imediato entre os funcionários da NASA e astronautas, a “Roda Verde” desembarcou na Terra e teve seu design adaptado de maneira elegante para o uso no dia a dia das pessoas.

Sua função é a mesma de outros jardins hidropônicos, porém a novidade da “Roda Verde” é o design moderno, resultado do trabalho de profissionais do escritório DesignLibero, de Milão, que trouxeram detalhes de arquitetura, design gráfico e de produtos, entre outros, para um projeto exclusivo e que permitisse o cultivo de vários produtos agrícolas ao mesmo tempo. Outro diferencial do jardim hidropônico da NASA é que ele possui iluminação própria, o que permite que todas as plantas sejam dispostas em volta de uma fonte de luz posicionada no meio da estrutura.

Reprodução / DesignLibero Ao longo dos anos, a NASA lançou várias ideias de produtos semelhantes, mas, devido ao tempo e alto orçamento, várias delas foram abandonadas.

Já o efeito gravitacional, com a ajuda de motores, garante que a o jardim realize os movimentos de rotação que auxiliam na produção vegetal, pelo menos é o que afirmam os idealizadores do jardim hidropônico. A “Roda Verde” possui também um reservatório de água e bomba própria para irrigação automática de todas as plantas que a pessoa queira cultivar. O segredo está na parte interna, onde pequenas perfurações asseguram uma distribuição uniforme.

A tecnologia ganha destaque também na hora de usar o jardim hidropônico no dia a dia, pois foi desenvolvida uma interface simples e que permite o gerenciamento através de smartphone ou tablet. Entre as facilidades, a pessoa pode ajustar a iluminação, temperatura da luz e ainda ser informada sobre o nível de água. O design responsável, Libero Rutilo, defende sua criação sem qualquer timidez. “Este jardim hidropônico é um objeto icônico para uso residencial, como uma TV”, afirma.

Reprodução / DesignLibero Com interface de controle intuitivo, o equipamento pode ser ajustado remotamente por meio de um aplicativo.