Apple e Google investem fortemente na geração de energias renováveis

412 views

A Apple e o Google são duas das empresas mais admiradas do mundo. Seus produtos têm abrangência global, são inovadoras e lideram seus mercados. Seus líderes e os seus projetos são referência para todos os mercados.

Ao avaliar a estratégia de negócio dessas empresas é interessante observar que elas sempre estão um passo a frente de seus concorrentes. Ambas investem em projetos inovadores, de baixo risco e que geram ótimo retorno em longo prazo.

E não é por acaso que ambas estão investindo fortemente na geração de energia através de fontes limpas e inesgotáveis, como a eólica e a solar fotovoltaica.

Nova Sede da Apple
Nova Sede da Apple. Foto: Divulgação

Apple

A Apple já produz 100% de energia renovável em seus data centers e nas instalações de Austin, Elk Grove, Cork, Munique, além do campus Infinite Loop em Cupertino. Somando todas as unidades corporativas da Apple em todo o mundo, o uso de energia proveniente de fontes limpas já correspondem a 75% de sua demanda. Como não poderia ser diferente, a meta deles é atender 100% de sua demanda de energia elétrica através com projetos de energia solar fotovoltaica, energia eólica e biogás.

A Apple concluiu há um ano a construção do maior painel solar fotovoltaico de propriedade privada do mundo. Essa instalação de 40 hectares e 20 megawatts (MW) tem capacidade para gerar anualmente 42 milhões de kWh de energia renovável, limpa e com baixa emissão de carbono. Em alguns meses, entra em operação uma segunda unidade de energia solar fotovoltaica de 20 MW nas proximidades da primeira. Isso significa que, combinado com os projetos já em operação, a Apple irá produzir em suas instalações 167 milhões de kWh, energia renovável suficiente para suprir a necessidade de 17.600 casas durante um ano. É um grande número.

Imagina o diferencial que sua empresa terá num eventual aumento da inflação? Enquanto seus concorrentes estarão sofrendo com os constantes aumentos na conta de luz ou até com apagões, você estará usufruindo dos benefícios em ter investido numa fonte inesgotável de produção de energia elétrica. Isso é ser inovador!”

Google: Investimento em um futuro de energia limpa

A primeira vista, investir em fontes renováveis parece ser mais lógico para a Apple do que para o Google, pois a primeira possui uma grande de energia para suportar a fabricação de seus produtos, como celulares, computadores e tablets. Já o Google precisa de uma quantidade bem menor de energia para rodar o Gmail, Youtube e etc. Apesar disso, eles têm investido fortemente em energia renovável.

Além de suprirem sua própria necessidade de energia elétrica, o Google tem financiado projetos dos mais variados tipos: construção de usinas solares fotovoltaicas no deserto, construção de usinas eólicas e de linhas de transmissão ao longo da costa do meio-atlântico e aplicação em um fundo de financiamento para a instalação de energia solar em residências. De acordo com eles, já foram investidos quase US$ 1 bilhão de dólares em projetos capazes de gerar 1,8 GW de energia. Isso é suficiente para abastecer 350 mil casas.

Garantia de energia limpa por 25 anos sem medo da inflação

O que motiva estas empresas a investirem fortemente em energia renovável, além dos aspectos de sustentabilidade, que são a alma desses negócios, é a certeza de que estão investindo seus recursos financeiros num negócio que vai gerar energia de graça pelos próximos 25 anos, no mínimo.

O painel solar fotovoltaico, principal componente de um sistema de energia solar, possui garantia de 10 anos contra defeitos de fabricação e de até 25 anos de performance, além de praticamente não requererem manutenção. Essa é uma realidade muito diferente, quando comparamos com a vida útil de um celular ou carro, por exemplo.

A previsibilidade de custos em longo prazo é um dos maiores argumentos a favor do uso de energias renováveis. Imagina o diferencial que sua empresa terá num eventual aumento da inflação? Enquanto seus concorrentes estarão sofrendo com os constantes aumentos na conta de luz ou até com apagões, você estará usufruindo dos benefícios em ter investido numa fonte inesgotável de produção de energia elétrica. Isso é ser inovador!