Conheça a química verde ou sustentável

9.138 Visualizações
Produto Verde
Foto: jaylopez

Com o grande crescimento global desde o século passado, a química vem exercendo uma grande função no que se diz respeito à inserção de produtos para o consumo humano. Embora estes produtos sejam essenciais para o nosso dia a dia, a produção desenfreada prejudica e erradica alguns recursos que o meio ambiente nos oferece. Para tentar controlar estes danos, várias medidas estão sendo tomadas, entre essas ações temos a química verde ou química sustentável.

A química sustentável pode ser caracterizada como a gestão de impactos ambientais, sociais e econômicos causados pela atividade química no meio ambiente, na qual todas as partes envolvidas se beneficiam e os recursos naturais suprem as necessidades atuais e futuras da humanidade.

Garantir a qualidade de vida em todo o planeta também é uma das principais filosofias da química verde, que acredita que devem ser criados padrões para reduzir ou eliminar o uso e a geração de substâncias nocivas.

Conheça os dez princípios básicos da química verde ou sustentável:

1. Minimizar a produção de resíduos;

2. Estimular a produção de materiais menos perigosos;

3. Reservar verbas para projetos de produtos seguros;

4. Utilizar solventes e auxiliares mais seguros;

5. Buscar eficiência energética;

6. Maximizar o uso de fontes renováveis;

7. Erradicar ou minimizar a formação de derivados;

8. Utilizar materiais que se degradem com facilidade;

9. Analisar em tempo real a prevenção da poluição;

10. Utilizar a química segura que auxilie na prevenção de acidentes químicos.

O mais importante é saber que a busca de autossustentabilidade pregada pela química sustentável é uma solução para amenizar a escassez de alguns recursos naturais, melhorar a qualidade de vida e garantir que o planeta ofereça condições de sobrevivência por várias gerações.