Confira os destaques da maior feira internacional de sustentabilidade

682 views
FIMAI - casa reciclada
Casa reciclada.

A XV FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial que termina nesta quinta-feira, no Pavilhão Azul da Expo Center Norte, está aberta ao público gratuitamente e mostra várias tendências de tecnologia sustentável existentes ao redor do mundo. Dentre as atrações desta edição está a exposição de uma casa reciclada, o cálculo de emissão de CO2 e a troca de aparelhos eletrônicos por bônus em passagens aéreas.

O evento reúne expositores e especialistas de gestão ambiental da América Latina e Europa que explicam os lançamentos de produtos e serviços dos setores de reciclagem, sistema de gestão de resíduos sólidos, telhados verdes, tecnologia de reuso de água e ainda sistema de contenção de enchentes feito com barreiras de metal e espumas.

Outra área abordada pela feira é a questão da educação ambiental. Com o objetivo de conscientizar crianças e adultos sobre a reciclagem de resíduos sólidos, uma casa construída totalmente com materiais reciclados está em exposição. A matéria-prima da estrutura das vigas são de embalagens de pasta de dente pré-consumo (não utilizadas) e para o telhado foram usadas caixas de leite longa vida pós-consumo (reutilizadas). Já o teto foi feito de restos de paletes de madeira prensados.

Quem visitar a feira ainda pode realizar um teste de emissão de carbono. Segundo os organizadores da Brazilian Carbon Boreau, um sistema eletrônico faz um cálculo da produção de gás carbônico emitida por cada pessoa no cotidiano, nas questões de mobilidade, consumo em eletricidade, produção de lixo, entre outras atividades.

Outra novidade são as mudas de papel semente. Essa tecnologia consegue aplicar sementes de manjericão, agrião, cravinho, rúcula, salsinha, entre outras dentro da folha de papel usado. Para plantar uma muda dessas, basta molhar o papel, picotar e acomodar em uma terra fértil. Algumas dessas sementes germinam em até 20 dias.

Papel Semente
Foto: papelsemente

Uma empresa de descarte de lixo eletrônico propõem aos visitantes da feira a troca de celulares velhos por bilhetes de desconto em passagens aéreas. Quem depositar a doação desse e outros produtos eletrônicos fora de uso no estande do Projeto Eniac, vai receber a bonificação pela atitude com um voucher de desconto de R$ 50,00 para voar pela Azul Linhas Aéreas, com validade até 30 de junho de 2014. Cada celular ou eletrônico descartado vale um voucher. Para mais informações sobre o regulamento da campanha, acesse o site do projeto.

Serviço

XV FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

Local: Expo Center Norte (Pavilhão Azul)

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme

Data: 05, 06 e 07 de novembro

Horário: 13 às 20 horas

Entrada gratuita