Concessionária de vias paulistas promove curso de capacitação para comunidade carente

275 Visualizações
ecovias Capacitar, promovendo a cidadania.

Criado em 2012, o projeto “Capacitar, promovendo a cidadania” oferece cursos para moradores das comunidades próximas ao Sistema Anchieta-Imigrantes, com o objetivo de estimular a qualificação e geração de renda, além da participação desses moradores nos processos seletivos da concessionária Ecovias dos Imigrantes, responsável pela administração das duas rodovias.

Devido à iniciativa, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

Os cursos são realizados em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Toda a estrutura necessária para a realização do programa é custeada pela Ecovias. Com duração de dois meses, o projeto oferece formação em atendimento ao cliente, segurança e sinalização, informática e treinamento técnico, além de um treinamento específico para conhecer os aspectos institucionais e a estrutura da empresa.

Em 2014 o projeto será ampliado, além de novas células de conhecimento, o Capacitar vai oferecer qualificação para mão de obra prisional, oferecendo oportunidades para que os interessados participem de processo seletivo de empresas parceiras.

Além dos cursos para reeducandos oriundos do sistema prisional, continuam os cursos para as comunidades, e a capacitação será destinada a Tráfego, Pedágio e Conservação. Atualmente, a concessionária colhe os frutos deste projeto: além do exercício da responsabilidade social, oito participantes do Capacitar fazem parte do seu quadro de colaboradores, com perspectiva de aumentar esse número a cada etapa.

Empresa: Ecovias dos Imigrantes

Case: “Capacitar, promovendo a cidadania”

Responsável: Valdir Ribeiro

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.