Você sabe para que serve a Geomembrana?

1.544 Visualizações
Geomembrana.

Produto bidimensional de baixa permeabilidade, a geomembrana é um dos tipos mais comuns de geossintéticos, utilizada na contenção de rejeitos líquidos e sólidos – desde água potável até resíduos perigosos ou radioativos.

Para a fabricação são utilizados alguns polímeros, entre eles o polietileno, de alta e de baixa densidade. O primeiro, conhecido como PEAD, é mais resistente, tanto ao ataque químico, como à exposição aos raios UV, e por isso é escolhido para aplicações onde a geomembrana possa ter contato com elementos degradantes.

Já o polietileno de baixa densidade linear (PEBDL), tem como vantagem a flexibilidade, ou seja, sua capacidade de assumir deformações e acomodar-se a superfícies mais irregulares.

Essa adaptabilidade também é sentida quando a fabricação acontece por meio do policloreto de vinila (PVC). Conhecido por ser a segunda matéria prima mais utilizada no mundo na produção de geomembrana, o PVC tem uma elevada capacidade de deformação fora do plano.

Por controlar o fluxo e separação dos resíduos, a geomembrana é bastante empregada em canais, barragens, aterros sanitários, túneis e lagoas. Além disso, também é utilizada em lagos artificiais de decantação, contribuindo para a preservação do meio ambiente e evitando contaminação do solo, lençóis freáticos e afluentes próximos.

Confira as utilizações da geomembrana por ramo de atuação:

geomembranasperu Geomembrana.

• Na mineração, ela é usada como revestimento do solo nas bases das pilhas de lixiviação, nas canaletas que transportam o líquido lixiviado, nos lagos de armazenamento desse líquido e nas lagoas de evaporação. Além disso, é uma importante ferramenta na impermeabilização dos tanques de evaporação das minas de lítio, e em processos nas minas de ouro e cobre;

• No ramo da engenharia civil, a geomembrana é utilizada na construção de canais de irrigação e diques, além de ser aplicada na impermeabilização de túneis, lajes, tetos e lagoas de armazenamento;

• Na piscicultura, sua utilização se dá para a proteção ambiental na criação de peixes. As lagoas são impermeabilizadas.