Companhia petroquímica investe em produção limpa e recebe selo de sustentabilidade

493 views
© Depositphotos.com / JanKranendonk Petroquímica.

Compromissada desde a sua criação com o desenvolvimento sustentável, a Braskem, maior empresa química da América Latina, estabeleceu três pilares para suportar a sua estratégia de sustentabilidade e vem se destacando na gestão das suas emissões de gases do efeito estufa. Devido à iniciativa, a companhia recebeu o selo de sustentabilidade do Programa Benchmarking Brasil 2014, criado pelo Instituto Mais.

Em relação ao primeiro pilar, Fontes e Operações cada vez mais sustentáveis, a companhia investe na melhoria dos processos para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Em 2009, lançou o Manifesto de Mudanças Climáticas, quando foi estabelecido o objetivo de reduzir a intensidade das emissões em 11% para 2012 e, ainda, uma meta de longo prazo de 0,6 toneladas de CO2 por tonelada de produto em 2020, redução de 17% em relação ao ano base de 2008. Em 2013, com o objetivo estabelecido até 2012 já superado, a redução na intensidade das emissões já alcançava de 12,5%.

O segundo pilar, Portfólio de Produtos cada vez mais sustentável, pode-se destacar que em 2010 o lançamento da primeira Planta de Plástico Verde certificada que promove a captura de 500.000t CO2 ao ano. Equivalente a plantar 3,5 milhões de árvores anualmente. Em 2012, o lançamento da linha de produtos Maxio, um portfólio de resinas com diferenciais competitivos e ambientais, dentre eles a oportunidade de redução do consumo de energia pelos clientes. Em 2013, a Braskem foi a empresa química pioneira no Brasil em publicar estudos da pegada de carbono de suas resinas, cujos resultados mostram valores melhores que a média das indústrias americanas e europeias.

Construir soluções para uma vida mais sustentável é o terceiro pilar. O plástico, por suas características, tem contribuído para a redução do consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, a redução das emissões de gases de efeito estufa através de soluções pela redução do peso das embalagens nos transportes.

Empresa: Braskem

Case: “Evolução – Mudanças Climáticas”

Responsável: Luiz Carlos Xavier

Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil, edição 2014.