Aprenda como fazer berinjela e conheça seus benefícios para a saúde

813 views
© Depositphotos.com / yasonya A berinjela pode ser encontrada em vários tamanhos e diferentes cores, como verde, violeta e branco.

Rica em vitaminas A, C, B1, B2, B3 e minerais como potássio, cálcio, ferro, cobre e magnésio, a berinjela traz vários benefícios para a saúde, além de ser pouco calórica. Cada 100 gramas possui apenas 20 calorias e muitas pessoas deixam de consumir o legume por não saber prepará-lo.

Como fazer?

Uma dica para comprar berinjelas é ver se a casca está lisa, brilhante, sem rugas ou manchas. Antes de refogar, corte a berinjela em pedaços e ponha em uma vasilha com água e um pouquinho de sal para tirar o gosto amargo e não ficar escura. Assim, é possível criar vários pratos quentes e frios, como lasanha, salada, patê ou torta.

Benefícios

Fonte de fibras e proteínas, o consumo de berinjela ajuda a diminuir o colesterol. Por conter a enzima tripsina, a berinjela ajuda a restringir o metabolismo das células cancerígenas. Além disso, o legume é uma boa fonte de fitonutrientes e antioxidantes, ajudando a proteger as células do cérebro contra radicais livres, que podem causar danos pelo processo de oxidação.

A berinjela também contém fenóis, que ajudam a regular o nível de glicose no sangue, e vitamina B6, que melhora tanto o humor como a fadiga mental. Já a vitamina C possui antioxidantes que ajudam a proteger a pele dos radicais livres, que podem causar rugas e envelhecimento precoce.