Aplicativo usa energia renovável para recarregar celular

1.110 views
© Depositphotos.com / coolhand1180 Aplicativo monitora a energia utilizada para o carregamento de celulares.

Energias renováveis são aquelas geradas através de recursos naturais que podem ser restabelecidos pela natureza, assim como água, luz solar e o vento. Esse tipo de energia causa um pequeno impacto ao meio ambiente, por isso é uma excelente alternativa ao sistema energético tradicional.

Pensando nisso foi criado um aplicativo para celular que dá ao usuário a opção de carregar o aparelho a partir de energia renovável. Lançado em agosto, durante a 7ª edição do Brazil Wind Power, no Rio de Janeiro, foi batizado de ZIIT.

O app foi desenvolvido pelo Instituto Totum, responsável pela gestão do Programa de Certificação em Energia Renovável criado pela Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) e pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). O projeto é inédito no mundo.

Assim que o usuário baixar o aplicativo, adquire o Certificado de Energia Renovável (CER) de empresas ou empreendimentos que, comprovadamente, geram energia limpa. Porém, apenas o Instituto Totum está adquirindo esse certificado.

ZIIT vai monitorar a energia utilizada para o carregamento de celulares e adquire CER pela mesma quantidade, em função da fonte renovável escolhida pelo usuário: solar, eólica, biomassa e hídrica.

A cada watt-hora (Wh) consumido pelo celular será gerado um WH equivalente a uma das fontes de energia renovável escolhida, garante o Instituto Totum. Fernando Lopes, diretor da empresa afirma em release oficial: “O ZIIT aproxima a geração de energia limpa do consumidor final, despertando seu interesse e incentivando investimentos em energia renovável que, dentre outras vantagens, reduz a emissão de CO2 na atmosfera.”

O app está disponível gratuitamente para download e pode ser instalado nos sistemas operacionais IOS e Android. Para mais informações acesse o site do app.