Flores que atraem borboletas e pássaros

2.880 Visualizações
© Depositphotos.com / bolina Certas espécies deixam seu jardim mais belo e ainda o deixam repleto de borboletas e pássaros.

Depois de uma temporada de inverno com dias bem gelados, a primavera chega trazendo, além de temperaturas mais confortáveis, um catálogo de flores ricas em aromas e tons diversificados. A estação é marcada também como a época do ano na qual o cultivo de hortas e jardins costuma interessar a um número maior de pessoas – encantadas pela beleza das plantas.

A paisagem composta por galhos secos dá lugar às árvores cheias de vida e frutos de todos os tipos. Na busca incessante pelo néctar, as borboletas se espalham, tornando qualquer ambiente natural um lugar muito mais colorido e charmoso. Os pássaros também se animam com o cenário, cantarolando por todas as partes na procura de comida e novos ninhos para seus filhotes.

Assim como as abelhas, borboletas e pássaros dependem desta fase de florescimento para se alimentar, buscando sempre estar perto de flores e plantas que possam suprir essa necessidade. Pensando nisso, conheça agora algumas das flores que mais chamam a atenção destes bichinhos e atraia borboletas e passarinhos para perto do seu jardim:

Cambará (Lantana camara)

Caracterizada pela grande variedade de cores (que vai desde o amarelo e branco até chegar ao laranja, rosa e vermelho) e vasta inflorescência, a Cambará combina muito bem com locais iluminados pelo sol, mas também se adapta facilmente a outros climas. A única restrição para seu cultivo é o uso de luvas no manejo (pois pode atacar alergias).

Verbena (Verbena hybrida)

Também utilizada em receitas de chás, a Verbena é marcada pela beleza de suas cores e um aroma agradável. Vem das sementes o interesse de passarinhos e borboletas. A Verbena pode ser plantada em pequenos espaços, o que facilita seu cultivo em canteiros, jardins e vasos (dentro ou fora de casa).

Lavanda (Lavandula sp)

Muito conhecida como Alfazema, a Lavanda é uma planta muito comum na medicina alternativa, tendo até em sua coloração (azul ou arroxeada), propriedades curativas. Com o aroma também entre suas principais características, a planta se destaca pela forte resistência ao frio e grande inflorescência durante a primavera.

Girassol (Helianthus annuus)

Dispensando apresentações, o Girassol é uma flor que encontra na temporada de forte presença do sol (sobretudo no verão) o seu auge. O beija-flor é uma das espécies mais atraídas pelo Girassol, além das próprias borboletas. A Helianthus annuus é considerada uma grande polinizadora – um dos motivos pelo qual chama atenção das espécies.

Helicônia (Heliconia rostrata)

Por fim, a Helicônia é uma planta muito acostumada a climas tropicais (como o brasileiro, por exemplo) e curto período de inflorescência ao longo do ano. Mais encontrada, principalmente, durante o verão, a espécie se caracteriza pela exibição de cores vibrantes no auge da temporada, indo do amarelo ao vermelho.