Luminária portátil reflete a luz do sol para clarear ambientes

1.808 views
Indiegogo/ Solenica Por meio de um espelho, a luminária absorve a luz solar e a reflete no ambiente.

Uma nova invenção está dando o que falar no setor de sustentabilidade norte-americano. Trata-se de Lucy, nome dado ao novo produto da empresa Solenica, uma luminária portátil que se aproveita da luz solar para iluminar naturalmente qualquer tipo de ambiente, sem necessitar da eletricidade para seu funcionamento.

Encontrando no reflexo dos raios de sol uma grande luminosidade não aproveitada, os inventores de Lucy começaram, ainda em 2010, a estudar o projeto, com o objetivo de substituir o uso de lâmpadas convencionais e, consequentemente, economizar eletricidade. Em 2013, a equipe conseguiu aprimorar a luminária e fabricou o primeiro protótipo do produto para testes.

Como os próprios criadores explicam, Lucy tem uma tarefa bem simples a ser feita: aproveitar os raios de sol para substituir a iluminação de luzes artificiais. Entretanto, a engenhoca tem um método de funcionamento um pouco mais complexo do que isso.

Basicamente, a luminária utiliza um espelho para absorver a luz solar e refleti-la no ambiente (seja ele interno ou externo). Mais do que isso, o equipamento conta com um sistema projetado para “seguir” a movimentação do sol, adaptando seu espelho a novas posições para aproveitar ao máximo a luminosidade dos raios solares.

Ainda de acordo com os criadores, o novo produto se destaca também pela alta eficiência e claridade proporcionada, o equivalente ao nível oferecido por 12,5 lâmpadas de LED com 60 watts de potência (dez mil lumens). Além disso, vale sempre destacar que a luminária não consome absolutamente nada de eletricidade, tornando o seu custo-benefício mais lucrativo.

O equipamento portátil é à prova d’água e capaz de garantir a claridade de maneira eficiente em distâncias de até 30 metros, o que faz do produto uma alternativa ainda mais interessante para seus usuários. A Solenica tem movimentado uma campanha de crowdfunding para produzir a nova luminária em larga escala.