Acessório para bicicleta transforma umidade do ar em água potável

879 Visualizações
Kristof Retezár O acessório, acoplado ao quadro da bicicleta, conta com filtro, condensador e garrafa.

O designer austríaco Kristof Retezár criou o protótipo de um acessório para bicicletas que capta a umidade do ar e transforma em água potável. A novidade é uma excelente alternativa para quem quer se livrar do peso extra das garrafinhas e para regiões que enfrentam problemas com a escassez de água.

Para quem vive em São Paulo – cidade que passa por uma das mais graves crises hídricas do país e que vive o “boom” das ciclovias – a novidade deve agradar.

Batizado de Fontus, o gadget é acoplado ao quadro da bicicleta e equipado com um condensador e uma garrafa, que armazena o líquido produzido. Para funcionar, o aparelho conta com um painel de energia solar. Quando a bicicleta entra em movimento, o vento esfria o ar úmido, condensando-o.

Kristof Retezár Para evitar a entrada de impurezas, o sistema conta com um filtro.

O sistema possui ainda um filtro fixado na abertura por onde o vento assopra, o que impede a entrada de impurezas que podem contaminar a água. Dependendo da condição climática, a invenção é capaz de produzir até 500 ml de água por hora.

O valor estimado para o produto está entre 25 e 40 dólares, mas a ideia é diminuir o custo através de crowdfunding e produção em larga escala. No entanto, ainda não há previsão de quando será comercializado.