A reciclagem do lixo eletrônico

8.161 views
Celulares
Foto: crisolplural

Todos nós sabemos dos benefícios da reciclagem para meio ambiente e para a economia. Agora tente lembrar quantas vezes você trocou de computador ou de telefone celular nos últimos cinco anos. Onde foram parar esses equipamentos eletrônicos? Mesmo obsoletos esses aparelhos também podem ser reaproveitados ou reciclados.

As rápidas mudanças tecnológicas e o crescimento no consumo mundial de eletrônicos têm causado um efeito perigoso para o meio ambiente, principalmente nas últimas duas décadas, que pudemos observar um aumento significativo da quantidade do chamado lixo eletrônico produzido no mundo. A questão é, o que fazer com tantos equipamentos velhos?

Todos aqueles aparelhos danificados ou velhos demais para serem usados, e que acabavam indo para a lata do lixo junto com outros materiais, agora têm um destino melhor, a reciclagem. O reaproveitamento de materiais pela reciclagem do lixo eletrônico é capaz de dar um novo destino para o plástico utilizado principalmente em carcaças de computadores, monitores e aparelhos de TV, ou para os componentes eletrônicos que podem conter metais, como o cobre e ouro.

A reciclagem do lixo eletrônico é feita por meio da coleta desses materiais, assim como já acontece com pilhas e baterias que têm pontos de coleta espalhados em diversos locais, ou por meio de empresas que reciclam equipamentos eletrônicos. O consumidor também pode solicitar ao fabricante do equipamento, por meio do serviço de atendimento ao consumidor, informações sobre os locais que realizam a reciclagem do lixo eletrônico.

Lixo Eletrônico
Foto: luxuryluke

A lista de eletrônicos velhos frequentemente descartados e que podem ir para reciclagem inclui aparelhos de TV, computadores, aparelhos de telefone, monitores, impressoras, pilhas, baterias, entre outros. Todos eles formados por componentes de plástico, metal e placas de componentes eletrônicos que ainda podem ser usados. Esses componentes podem conter mais de 60 substâncias tóxicas e nocivas ao meio ambiente e às pessoas, entre eles arsênico, mercúrio, chumbo, cádmio entre outras. Por isso não podem ser descartados junto com o lixo comum.

No Brasil ainda são poucas as empresas especializadas na reciclagem do lixo eletrônico e a maneira mais fácil de encontrá-las é por meio da internet. Mas, antes de encaminhar qualquer equipamento é preciso verificar se ainda existem condições de uso. Mesmo danificado, alguns equipamentos ainda podem ser aproveitados por ONGs e outras instituições.

Antes de enviar o lixo eletrônico para a reciclagem, mantenha os equipamentos longe de fatores que possam danificá-los, tais como o calor e o excesso de umidade, evitando assim vazamentos químicos e outros danos ao meio ambiente. Nunca desmonte esses equipamentos sem conhecimento.