Como fazer reciclagem de papel?

628 Visualizações
Papel
Foto: liikennevalo

Sendo um dos produtos mais importantes e consumidos no mundo, o papel é há séculos uma matéria-prima que faz parte do cotidiano de toda a população. É também um meio básico para a transmissão de conhecimento, educação, comunicação, além da sua utilização habitual em empresas de diversos segmentos, residências e comércios.

Sabe-se que a necessidade de grande consumo do produto, incentiva a produção, porém é preciso alinhar esta demanda ao consumo sustentável e por isso, a reciclagem de papel é de suma importância para a sustentabilidade mundial.

O Brasil é hoje um grande produtor de papel e um dos maiores importadores do mundo. Grande parte de nosso papel é originado nas florestas plantadas por meio de plantio renovável, visto que as indústrias já perceberam os impactos da produção natural. Ainda assim, a reciclagem é o processo menos invasivo e possui produção mais limpa e consequentemente, sustentável.

Conheça os principais passos de como fazer a reciclagem de papel

• Os papéis a serem reciclados (papelão, revista, jornal, papel branco escrito e outros) são separados;

• Depois o papel é mergulhado em água e reservado por cerca de 24 horas;

Papel Artesanal
Foto: Ciudadbarcelona

• Com a massa resultante do descanso, o papel é encaminhado para máquinas que agem como liquidificadores, triturando e misturando a massa;

• A massa é despejada em uma espécie de rede fina e prensada para dar forma ao papel;

• As folhas são encaminhadas para secagem;

• O papel pronto segue seu destino comercial.

A reciclagem de papel é um processo que evita desperdícios, reduz a demanda de árvores derrubadas e custos com tratamento e coleta de lixo. A coleta seletiva também é uma importante e fácil ação para a reciclagem do papel e para diversos outros processos que são fundamentais para que o desenvolvimento sustentável. Faça sua parte!