O perigo dos metais pesados no meio ambiente

26.522 Visualizações
Chumbo
Foto: segurancasaude

Os metais são os agentes tóxicos mais conhecidos e, talvez, os mais próximos ao homem. Os elementos são caracterizados por categorias, entre elas estão os chamados pesados, que são elementos químicos de peso atômico alto.

Entre os mais perigosos estão:

• Chumbo, encontrado na indústria de baterias automotivas, chapas de metal semiacabado, canos de metal, cable sheating, aditivos em gasolina, munição;

• Cádmio, proveniente da fundição e refinação de metais como zinco, chumbo e cobre;

• Mercúrio, encontrado na mineração e utilizado em derivados na indústria e na agricultura;

• Cromo, no processo de curtição de couros;

• Zinco, presente na fundição e refinação no setor metalúrgico e nas indústrias recicladoras de chumbo.

Com o aumento do desenvolvimento industrial nas últimas décadas, esses metais tem sido um dos principais responsáveis pela contaminação das águas e solos. Isso porque a incidência de acidentes e descuidos no manejo dos metais também cresceu, bem como o descarte incorreto.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento, Recuperação e Disposição de Resíduos Especiais (ABETRE), dos 2,9 milhões de toneladas de resíduos industriais perigosos gerados anualmente no Brasil, cerca de 600 mil toneladas recebem tratamento adequado. O restante é depositado em lixões.

Cromo
Cromo. Foto: cienciahoje

Os problemas gerados pelos metais são inúmeros. Além de prejudicar o meio ambiente, esses elementos influenciam negativamente na vida humana. As principais fontes de exposição a esses metais são os alimentos. Dessa forma, é cada vez maior o número de pessoas infectadas com doenças e problemas provenientes desses elementos.

Normalmente os mais comuns são considerados de curto e longo prazo, como a diarreia. No entanto, as incidências de médio e longo prazo estão cada vez maiores. O problema é que esses efeitos são pouco evidentes e difíceis de serem distinguidos. Frequentemente estão associados à quantidade ingerida e podem atingir vários órgãos.