Descubra a importância da educação para a reciclagem

1.229 Visualizações
© Depositphotos.com / Reciclagem.

Cada vez mais se faz necessário o cuidado e a atenção com o meio ambiente. O desequilíbrio provocado pela devastação de recursos naturais está colocando em risco não só espécies animais e vegetais, mas a sobrevivência do próprio homem no planeta. Uma das formas de revertermos esta situação é o reaproveitamento de materiais recicláveis, evitando uma maior extração de recursos e diminuindo o acúmulo de resíduo nas áreas urbanas. Afinal, adotar a educação ambiental, colocando os resíduos recicláveis nos locais devidos, não nos custa nada e ainda promove uma melhor qualidade de vida para toda a população.

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais onde são beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Sabemos que a reciclagem é muito importante para todos, para o mundo e, principalmente, para a natureza. Se quisermos viver em um mundo melhor é preciso pensar no ato de reciclar, porque a reciclagem em âmbito mundial caminha ainda a passos muito lentos.

O mundo gera mais de três milhões de toneladas de lixo por dia, das mais variadas naturezas, sem contar os resíduos industriais e rejeitos de mineração, praticamente incalculáveis. A reciclagem é o conceito mais esperançoso e o fato mais importante que surgiu no setor de meio ambiente nos últimos anos.

Muito já se tentou em termos de abordagem desse grande problema. Adotaram-se até a expressão dos “3R’s”: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Esta técnica de separação dentro da metodologia dos 3R’s se torna cada vez mais eficiente e imprescindível para um modo de vida mais saudável e responsável, pois, além da preservação dos recursos naturais do meio ambiente, a reciclagem se torna socialmente importante, gerando emprego e renda para catadores que passam o dia coletando reciclado nas ruas ou nos lixões.

Hoje em dia a sustentabilidade passa por medidas que estimulam as formas alternativas de reciclagem, armazenagem em local autorizado para tratamento e em último caso a incineração, já que este procedimento só deve ser aplicado em casos extremos devido à poluição da atmosfera, sendo a reciclagem a melhor solução para o lixo inorgânico.

Ministério da Saúde Coleta Seletiva

A importância dessa atitude está no reaproveitamento de vários materiais como papéis, vidros, plásticos e metais, entre outros, o que resulta em economia, geração de emprego e renda, além da redução significativa do consumo de matéria-prima.

No Brasil e no mundo a prática da reciclagem já é comum e conhecida em várias cidades, mas deve se implantar esta prática agora em lugares com situação menos favorecida, pois a população precisa obter mais informações sobre os benefícios da reciclagem e também sobre os danos que a poluição causa ao meio ambiente. A conscientização é o primeiro passo e se ela for passada de geração para geração, será possível que haja um mundo mais saudável.