Os benefícios da reciclagem de vidro

2.494 Visualizações
Vidro
Foto: tecinde

O vidro foi descoberto por acaso, quando navegadores ao acenderem uma fogueira na praia, descobriram que areia em contato com o cálcio das conchas em alta temperatura produzia a substância do vidro. Estima-se que por volta de 7.000 a.C os povos da Síria e da Babilônia já o utilizavam.

Nos últimos anos podemos observar que a sustentabilidade está diretamente ligada à mudança nos padrões de consumo e o aumento da produção de resíduos faz parte desse cenário, razão pela qual se torna cada vez mais importante a utilização de técnicas de reciclagem. A preocupação com as questões ambientais faz com que as empresas procurem métodos e inovações em seus processos produtivos.

Dentre os materiais que podem ser reciclados e reaproveitados está o vidro, sabemos que seu material é inerte (não se degrada, não se desfaz) se descartado no ambiente e não polui, mas se consideramos o volume em aterros sanitários, temos que concordar que o vidro é campeão em entulhos, uma vez que pode levar 4 mil anos pra se decompor e muitos dizem que sua decomposição é indeterminada.

O vidro é um material de fácil reciclagem, podendo voltar aos processos produtivos para fabricação de novos produtos, onde substitui totalmente ou parcialmente a matéria-prima virgem sem perda de suas qualidades. Para cada tonelada de caco de vidro limpo, obtém uma tonelada de vidro reciclado.

garrafa de vidro
Foto: pixabay

Além da redução do consumo de matérias-primas retiradas da natureza, a adição do caco de vidro à mistura reduz o tempo de fusão na fabricação do vidro, tendo como consequência uma redução significativa no consumo energético na produção. Também proporciona a redução de custos de limpeza urbana e diminuição do volume deste resíduo em aterros sanitários.

A reciclagem é um nobre ramo de atividade que preserva matérias-primas da natureza, evitando assim a retirada direta dos minerais como areia, barrilha, calcário e feldspato, e também impede o descarte de resíduos em aterros sanitários e lixões, reinserindo matérias-primas na cadeia produtiva. O vidro é 100% reciclável e pode ser reciclado inúmeras vezes.