Apple lucra R$ 40 milhões com reciclagem de aparelhos

525 views
iStock.com / Blackzheep Em 2015, a Apple recolheu uma tonelada só de ouro contido nos aparelhos.

Quem um dia imaginaria os modernos e super descolados aparelhos da Apple dariam início a um conceituado processo de reciclagem que, após algum tempo, faria a empresa lucrar algumas dezenas de milhões de reais?

Tomando como base os números levantados só em 2015, a empresa norte-americana, líder no número de vendas de smartphones (ao lado da Samsung), lucrou cerca de 11,5 milhões de dólares com o projeto, o equivalente ao número de 40 milhões de reais. Para quem ainda não conhece o processo realizado pela marca, trata-se da recuperação do ouro e de outros componentes de seus aparelhos – que, em seguida, passam por algumas etapas de reciclagem até que a matéria original adquira uma nova forma de utilização.

Segundo a própria Apple, em seu relatório anual de sustentabilidade, o ano passado foi marcado por grandes números da empresa nessa atividade. No total, mais de 27 mil toneladas de materiais recicláveis (plástico, vidro, alumínio etc.) foram coletadas, evitando que toda essa quantidade de lixo eletrônico fosse descartada em aterros ou locais inapropriados.

A marca detalha também em seu relatório a composição de cada um de seus aparelhos. Para se ter uma ideia, o Iphone, produto de maior popularidade entre os consumidores, conta com uma pequena quantidade de 30 mg de ouro – isto para todas as suas unidades. Como exemplo de sucesso da iniciativa, só em 2015 foi recolhida quase uma tonelada de ouro pela empresa.

Com o objetivo de maximizar suas estratégias sustentáveis, a Apple desenvolveu uma máquina de automação de processo que realiza a desmontagem de seus aparelhos em apenas 11 segundos, facilitando o aproveitamento de todos os materiais recolhidos na operação.

Esta não é a primeira vez que a empresa apresenta números que valorizam a prática sustentável dentro do grande mercado comercial. Outros programas foram elaborados por ela com o objetivo de aprimorar o aproveitamento de fontes renováveis, diminuição dos níveis de carbono emitido em seus produtos, entre outras ações.

Para os consumidores brasileiros da marca que quiserem descartarem seus aparelhos de maneira ecologicamente correta, entrem na página da Apple Renew para saber mais informações.

Confira abaixo o processo de desmontagem dos aparelhos, realizado pela máquina financiada pela Apple: