Os benefícios da madeira plástica para o meio ambiente

2.257 views
Madeira Plástica
Foto: delas

A preservação do meio ambiente é essencial para a sobrevivência da humanidade e os resíduos descartados incorretamente são o maior problema atual. Uma solução de sucesso para o reaproveitamento de resíduos plásticos gerador em nosso país, por exemplo, está na fabricação de madeira plástica, pois além de proteger as árvores e reduzir o desmatamento, retira o plástico descartado dos aterros, onde polui o solo, impede o movimento dos lençóis freáticos e nas ruas entope bueiros e redes de esgotos.

Para cada 700 kg de madeira plástica uma árvore é preservada e 180 mil sacolas plásticas são retiradas da natureza. No Brasil cresce cada vez mais o uso deste material para a produção de madeira plástica, pois como já é possível obter madeira a partir dos plásticos que colocamos no lixo, empresas produzem esta madeira sem precisar prejudicar o meio ambiente.

Processo produtivo da madeira plástica

Para produzir a madeira plástica a fábrica precisa do Polietileno de Alta Densidade (PAD), material encontrado em frascos e embalagens que utilizamos em nosso dia a dia, como o xampu, detergente, amaciante, água sanitária, rótulos de garrafas, sacolas de supermercado, entre outros. Após este material ser triturado e transformado em grãos, o plástico já está pronto para entrar no processo produtivo das empresas fabricantes de madeiras plásticas.

Madeira feita com plástico reciclado
Foto: senac

O processo é bem simples, o plástico moído é sugado por uma tubulação até o misturador, recebe pigmento para dar a cor escolhida para madeira; depois um produto químico é adicionado para dar aderência de madeira, porém, utilizando somente plástico na confecção da madeira sintética não se obtém o produto final com as características desejadas, por isso adiciona-se até 40% de fibras vegetais.

A quantidade de fibra vegetal varia de acordo com a finalidade do produto, ao adicionar mais fibras obtém-se maior rigidez e consistência. Praticamente qualquer fibra vegetal pode ser usada no processo de produção, as mais usadas são fibras de coco, serragem, bagaço de cana, entre outras. A mistura destes compostos vira uma massa aquecida a 180°C para ser rapidamente resfriada em água gelada, onde condensa à aproximadamente 10°C. E assim esta pronta a madeira plástica.

Vantagens da madeira plástica

Este produto possui muitas vantagens, uma das principais é ser resistente à corrosão e isso a torna mais vantajosa em utilizar o ferro em algumas aplicações; ela não absorve umidade e por este motivo não encharca e não dilata como acontece com a madeira natural; ela também tem boa resistência a produtos como cloro e solventes, além de permitir a limpeza com água e sabão sem comprometer sua qualidade. A madeira plástica possui boa resistência ao sol e frio, não tem problema de mofos e fungos, insetos (como cupins) e outros animais como roedores e aves.

A maior vantagem e mais importante da madeira plástica é a preservação ambiental, pelo fato de provir de material reciclado. Todo material que sobra quando se está construindo volta para o reprocessamento, virando novamente madeira plástica.

Como ainda não tem uma demanda muito alta, o preço da madeira plástica em media é 30% mais cara do que a natural, por ser um produto que necessita de tecnologia mais cara e por suas inúmeras qualidades, mas para que o preço caia, basta à produção aumentar.

Madeira plástica
Foto: ecohabittare

O incentivo a iniciativas sustentáveis como a reciclagem dos plásticos para a produção de madeira não vem só de órgãos governamentais, mas também dos consumidores que procuram técnicas inovadoras. A aceitação de produtos como estes, sustentáveis, é fundamental para que o mercado continue crescendo. Ao comprarmos um produto é difícil saber sobre sua procedência, mas está ao nosso alcance verificar a existência no mercado de materiais como a madeira plástica, que são feitos de resíduos reciclados e têm o propósito de serem menos agressivos ao ambiente.