3 dicas de decoração de ano novo com reciclagem

1.200 Visualizações
foto de garrafas decoradas
Para reduzir o lixo do dia a dia, você pode reciclar ou reaproveitar os resíduos para fazer a decoração de final de ano.

O ano está quase no fim e, consequentemente, está chegando a hora de começar a fazer aquelas tradicionais promessas e metas para o ano que vai começar. Que tal aproveitar este momento para se comprometer a fazer algumas mudanças em seus hábitos? As práticas sustentáveis são cada vez mais necessárias em nosso dia a dia, e é fundamental que você tente adotá-las para 2018.

A maioria das atitudes sustentáveis são bem simples e não ocupam muito de seu tempo. O principal deles consiste em evitar o desperdício, reduzir o lixo do dia a dia e incentivar a reciclagem. Começar a separar seu lixo para a coleta seletiva, por exemplo, é uma meta ótima para começar! Outra excelente ideia é reciclar os produtos e utilizá-los para outros fins além do descarte.

Aproveitando a época de festividades, separamos algumas ideias para já colocar isso em prática mesmo antes de janeiro. Confira:

Como fazer decoração de ano novo com reciclagem?

Velas

Ao invés de usar os pratinhos de sempre para abrigar as velas, você pode usar garrafas ou forminhas de alumínio como porta velas. Em caso de latinhas, é possível furá-las no formato de algum desenho, como flores ou corações. A vela lá dentro já vai fazer o trabalho de iluminação e o resultado do lado de fora será lindo.

Vasos de pregador

Se você tiver algumas plantinhas ou quiser adquiri-las para começar o ano em contato com a natureza, você pode fazer os vasos com materiais que já tem em casa. Os pregadores de roupa, por exemplo, são um excelente material: basta unir vários deles com cola, formando um vaso simples e bonito. No ano novo, todos eles podem ser espalhados, o que dará um ar fresco para a festa. Se não quiser plantas, esses vasos também podem ser utilizados para qualquer outro fim, inclusive para abrigar docinhos!

Reaproveite papel

Você pode usar diversos tipos de papel para deixar o ambiente festivo. Que tal, por exemplo, picar bastante jornal para forrar cestas? Ou, ainda, usar papel colorido para fazer confetes para o réveillon? Você também pode cortar papeis em formatos de número, para fazer a contagem regressiva, conforme o ano novo se aproxima.

Use sua criatividade ao máximo e não esqueça: a reciclagem e a reutilização de materiais são econômicas para você e excelentes para o meio ambiente. Faça sua parte e aproveite essas ideias para arrasar na sua festa de ano novo. Ah, e feliz 2018!

Imagem: istock.com / monalisat