desenho de construção sustentável
O certificado foi criado para que os empreendedor tomem as precauções necessárias para garantir a sustentabilidade ambiental durante o seu projeto.
desenho de construção sustentável
O certificado foi criado para que os empreendedor tomem as precauções necessárias para garantir a sustentabilidade ambiental durante o seu projeto.

A Processo AQUA-HQE é uma certificação internacional que usa um Sistema de Gestão do Empreendimento (SGE) que tem, dentre as suas exigências, o planejamento, operacionalização e o controle da qualidade ambiental do seu edifício, com um padrão de desempenho já definido por diretrizes da Qualidade Ambiental do Edifício (QAE). Em resumo: trata-se de um certificado que serve para atestar que uma construção atende a normas básicas de segurança ambiental, dentro de cenários pré-estabelecidos.

Este processo é baseado em uma certificação francesa e, aqui no Brasil, passou a ser aplicado pela Fundação Vanzolini. Com uma junção de normativas e critérios estabelecidos em âmbito mundial, a certificação Aqua passa a vigorar como marca única global nesse segmento, sem nunca deixar de lado as premissas da certificação francesa.

O empreendedor, portanto, deve tomar precauções com o seu projeto, avaliando a sua qualidade ambiental com base em três pilares indispensáveis: Pré-Projeto, Projeto e Execução. Todos eles cumprem critérios avaliativos e de aplicação que, somados, formam uma verdadeira rede de preocupação, proteção e conservação ambientais de altíssimo nível, garantindo a sustentabilidade ambiental.

Avaliação da qualidade ambiental do edifício

No total, são 14 o número de categorias da preocupação ambiental com classificações de níveis — que vão desde Base, Boas Práticas e Melhores Práticas. Esse perfil ambiental é definido pelo empreendedor na etapa de pré-projeto, delineando quais caminhos e medidas o seu empreendimento irá seguir.

Processo AQUA: Certificação

O processo de certificação AQUA cumpre algumas etapas obrigatórias. Inicialmente, no Pré-Projeto, deve ser feita uma análise do local, seguida pela hierarquização das 14 categorias citadas anteriormente, justificativa e proposta dentro do perfil QAE, além do planejamento do o SGE e avaliação da QAE.

Na fase Projeto devem ser elaboradas as soluções, gerenciamento do empreendimento dentro da SGE e a avaliação da QAE. E, por fim, na etapa final (Fase Execução) deve ser realizada a execução da obra seguindo a SGE, os registros dos impactos e sua gestão no canteiro de obras, capacitação dos gestores e demais pessoas que trabalharão no processo.

Os benefícios de obter a certificação AQUA são diversos, tanto para o empreendedor, como para seus colaboradores, para o meio ambiente e para a sociedade. Isso porque a comprovação do comprometimento ambiental de uma obra garante maior interesse das pessoas pela compra dos imóveis oferecidos, bem como reconhecimento internacional, economia no consumo de energia elétrica e de água, aumento do valor patrimonial, redução da poluição, menor impacto sobre os vizinhos e melhor gestão de riscos.

Imagem: istock.com / RGBAlpha