Ferramenta otimiza o tempo e produtividade de quem realiza trabalhos de campo

511 Visualizações

Dentre as principais dificuldades no dia-a-dia dos profissionais que realizam trabalho de campo está a falta de recursos inovadores para deixar mais dinâmicas as suas atividades. Tornou-se muito comum vermos grande parte destes profissionais executando suas pesquisas e registros com câmeras fotográficas e anotações feitas à mão em cadernos, planilhas impressas e soltas.

Até então, o modelo convencional nunca comprometeu a realização de análises e estudos desses especialistas. Mas pensando no monitoramento e gestão de áreas com grandes proporções, o auxílio de tecnologia mais avançada e todo aporte que ela traz consigo, tem total importância e impacta diretamente na realização das mais diferentes tarefas (desde a observação sobre uma área desmatada, a identificação de fauna e flora, análises ambientais em áreas linhas de transmissão de eletricidade, levantamento de ativos rurais, até o trabalho de prevenção contra desastres naturais).

Identificando as características do trabalho de campo e as necessidades do profissional que nele atua, a GEOAMBIENTE, empresa com mais de duas décadas de atuação no ramo da Geotecnologia, decidiu desenvolver um sistema que pudesse auxiliar o profissional na execução de suas tarefas, de forma mais rápida e prática.

Desta forma, foi criado o Go Field Collector, uma aplicação que chega com o objetivo de facilitar o gerenciamento de atividades, tornando a rotina dos profissionais de campo muito mais prática, dinâmica e organizada, gerando fichas de campo completas.

Divulgação / GO Field Collector Go Field Collector (mobile e web) oferecem diferentes recursos para facilitar as atividades de quem realiza projetos com trabalho de campo.

Inovação na hora de registrar dados

Basicamente a nova ferramenta tem como principal responsabilidade registrar todos os tipos de dados e informações que sejam relevantes para o profissional, reunindo uma série de funcionalidades que permitam ao usuário gerenciar suas ações de acordo com a prioridade e/ou necessidade da missão de campo em questão.

A ideia para criação do sistema da GEOAMBIENTE, que é uma das líderes do mercado nacional em sua área de especialização, era desenvolver uma plataforma que pudesse facilitar o trabalho das equipes de campo, que sempre se viram obrigadas a levar vários itens (cadernos de anotação, planilhas, câmeras fotográficas etc.) para o registro de cada dado em suas fichas de campo; e depois, retornando ao escritório, demoravam muito tempo para compilar os resultados de campo em relatórios para a entrega aos seus clientes.

Divulgação / GO Field Collector Fichas de campo completas

Com o Go Field Collector, o profissional de campo dispensa a necessidade de andar com calculadoras, bússolas, GPS e outros materiais. Isto porque o sistema pode ser controlado via smartphones e tablets, o que proporciona total praticidade para o usuário, que tem acesso às informações organizadas com poucos toques na tela. Dispensa também horas e horas de compilação de dados no escritório, pois suas fichas de campo podem ser editadas na nuvem e o sistema gera relatórios padronizados de forma automática.

Ferramenta no desktop e no celular

Para seu funcionamento, o software é constituído por dois módulos (mobile e web), sendo ambos necessários para o trabalho. No primeiro, o módulo mobile (aplicativo) é baixado no celular ou tablet, e nele o profissional pode substituir justamente o uso de câmeras fotográficas, blocos de anotações e canetas.

Também no celular, o profissional pode criar e definir suas missões (projetos), criando uma ficha de campo para cada local que queira registrar. Nesse ambiente, é possível anexar fotos, informações registradas e a localização, que automaticamente serão salvos em nuvem, dispensando a necessidade de passar todo o conteúdo para o computador no escritório.

Já na versão web (portal), todos os dados compartilhados em nuvem podem ser acessados e ficam sobrepostos aos mapas do Google, de acordo com as coordenadas registradas na ficha de campo. No portal na web, associadas à conta do usuário, as descrições e fotos registradas ficam à disposição para o profissional editar e selecionar pontos e informações de acordo com a sua preferência, gerando arquivos para impressão ou exportação.

Divulgação / GO Field Collector Visualização e edição, no Google Maps, dos dados coletados em campo.

Ainda é possível gerar relatórios completos e customizados com as especificações que o usuário deseja no documento. Assim, o sistema acaba dinamizando grande tempo da tarefa de coleta e levantamento de dados e, principalmente, na tarefa de compilação de relatórios sobre o trabalho de campo, economizando até 75% do tempo que normalmente gastaria para fazer todo o processo.

O Go Field Collector conta com uma versão de teste disponível gratuitamente por sete dias, além de seu plano convencional de assinatura mensal, que disponibiliza a coleta de muitos mais pontos para suas missões.