A tecnologia das cápsulas e da máquina a tornam referência em sustentabilidade!

Os consumidores têm buscado cada vez mais produtos e alternativas sustentáveis para aderir à sua rotina. O café é o queridinho nacional no dia a dia dos brasileiros. Pensando nisso, a Nestlé anunciou em novembro a Nescafé Dolce Gusto NEO, a cafeteira lançada para revolucionar o mercado de cápsulas de café que estará disponível para venda ainda este mês.

Como é feita a cápsula

Foto: GKPB

O Brasil é o primeiro país a receber a novidade e produzirá 100% das cápsulas feitas com papel na fábrica sustentável de Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG). A primeira unidade da Nestlé no mundo a receber certificação de Impacto Ambiental Neutro em todas as etapas industriais, a fábrica utiliza somente água de reuso, não gera resíduos para aterros e neutraliza 100% das suas emissões.

Além disso, o café que está nas cápsulas vem de fazendas do Cerrado Mineiro, do Sul de Minas e do Espírito Santo e é 100% certificado por sistemas líderes no mundo para o cultivo e processamento sustentável de café.

“NEO é o futuro do sistema de cápsula”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil. “Tornar a sustentabilidade escalável é o grande desafio da indústria. E NEO é um marco tecnológico de baixo impacto ambiental que privilegia a experiência do café, com foco na alta qualidade, do cultivo à xícara final. Trata-se de uma evolução sem precedentes”, completa Melchior.

As cápsulas de papel da Neo são certificadas para compostagem doméstica e industrial pelo órgão de certificação internacional TÜV Austria. As novas cápsulas são feitas de 1 grama de papel certificado pelo fornecedor Forest Stewardship Council (FSC) e têm um revestimento de biopolímero compostável mais fino que um fio de cabelo humano, ajudando a proteger a qualidade e o frescor do café da oxidação.

Usando a chamada tecnologia SmartBrew, a máquina é capaz de reconhecer qual cápsula foi inserida em seu compartimento e ajustar diferentes parâmetros para extrair perfeitamente o café, incluindo volume e temperatura da água, bem como o tempo de processamento. Ele oferece a experiência de uma cafeteria em casa com o toque de um botão. Mas se o consumidor preferir aprimorar sua experiência com uma receita de café personalizada, pode ajustar os parâmetros de extração por meio do aplicativo Nescafé Dolce Gusto, que se conecta diretamente à máquina via Bluetooth e Wi-Fi.

Outras ações verdes: a máquina de café é feita com materiais recicláveis, sendo composta de 90% de alumínio reciclado e 50% de plástico reciclado. A NEO foi projetada para durar, com seu alto índice de reparabilidade, foi projetada para mais de 7.000 extrações. Além disso, ela conta com a função de desligamento automático quando a bebida estiver pronta, reduzindo o consumo desnecessário de energia.

A cafeteira Nescafé Dolce Gusto NEO e suas cápsulas podem ser compradas no site da marca.

Fontes: GKPD | Nescafé | Inova Social | Ciclo Vivo