Os londrinos encontraram no micélio a solução para a degradação de copos de café usados.

Um estúdio de design de Londres encontrou uma maneira bastante inusitada para reutilizar copos de café, transformando-os em objetos de design sustentável. Inspirados nos ecossistemas naturais, o Blast Studio buscou nas raízes dos fungos a solução para digerir a matéria orgânica e transformá-la em um material biológico que serve de matéria-prima para a criação de diversos objetos.

Segundo os desenvolvedores, 30 mil toneladas de copos de café são descartados anualmente no Reino Unido. E, mesmo sendo feito com papel, esse material possui uma fina camada plástica em seu interior que dificulta não só a degradação nos aterros como também o processo de reciclagem.

Por isso, a solução encontrada por eles foi utilizar o micélio para transformar copos de café usados em produtos sustentáveis.

Como isso é possível?

O cogumelo é um fungo que cresce em regiões úmidas e a maior parte dele fica debaixo da terra e cresce em filamentos minúsculos, que se assemelham a um emaranhado de fios. Essas raízes recebem o nome de micélio, e são elas que varrem o solo em busca de matéria orgânica.

Os pesquisadores do Blast Studio descobriram que o micélio é capaz de “digerir” os copos de café. Para que o processo ocorra, os copos são triturados e transformados em um substrato que alimenta o micélio, fazendo com que ele cresça e crie uma estrutura espessa.

Com esta matéria-prima é possível criar vasos, copos, bancos e até cadeiras, que seguem uma forma geométrica inspirada na natureza, com muitos interstícios, que ajudam a reter a umidade necessária para que o micélio faça o seu trabalho.

Quando a peça atinge o ponto desejado ela passa por uma secagem, para que o crescimento do micélio seja interrompido. Para se ter uma ideia, com 42 copos de café usados e micélio é possível fazer um vaso.

Esta técnica permite criar materiais sustentáveis, resistentes e ao mesmo tempo leves, que permitem até serem preenchidos com líquidos. No momento o Blast Studio está firmando parceria com cafeterias de Londres, coletando os copos de café. E, de acordo com eles, mais de 1,8 mil copos já foram reciclados.

Fotos: Divulgação