Você sabe o que é eutrofização das águas?

5.145 views

Quando um rio ou lago tem uma elevada quantidade de nutrientes e minerais orgânicos, como o fósforo nitrogênio, acontece o fenômeno chamado de eutrofização das águas. Esse processo faz com que algas e outros vegetais aquáticos comecem a se reproduzir de maneira que prejudica o ecossistema.

Algas invadem as praias chinesas
Eutrofização da água de praias na China
Foto: Notícias UOL

A poluição da água é o principal motivo que leva à eutrofização das águas. A inserção de adubos, fertilizantes ou esgoto doméstico sem tratamento adequado, por exemplo, provocam toda essa alteração e afetam a vida animal aquática.

Para que possam sobreviver, os organismos dependem de diversos nutrientes: oxigênio, enxofre, potássio, cálcio e fósforo, dentre outros, que são responsáveis pela realização da fotossíntese. Se acontecer uma alteração na quantidade desses nutrientes, o processo de eutrofização, que deveria ser natural e lenta, passa a ser extremamente rápida.

A camada superior do rio se transforma em zona produtora de oxigênio, devido à presença de vegetais aquáticos; e a camada inferior, mais profunda, passa a ser a zona consumidora de oxigênio. Toda essa modificação faz com que os peixes travem uma verdadeira luta pela sobrevivência, porque passam a disputar o (pouco) oxigênio com as bactérias decompositoras presentes em águas poluídas.

O resultado desse processo acelerado traz, ainda, outros danos ao meio ambiente:

peixes mortos pela eutrofização
Peixe mortos na lagoa Rodrigo de Freitas (RJ) – Foto: revistaescola

• Provoca a criação de uma camada espessa de algas na margem do rio, que impossibilita a entrada de luz e dificulta a fotossíntese dos organismos;

• Causa a morte dos peixes;

• Proliferação de bactérias;

• Redução da diversidade biológica;

• Alteração das espécies de algas do local;

• Produção de gases tóxicos que causam cheiro forte devido ao baixo teor de oxigênio, dentre outros fatores.