Como descartar corretamente o lixo tóxico?

7.564 Visualizações

Todo lixo que produzimos atualmente pode ser direcionado para a reciclagem e assim evitar que seja descartado em lixões e aterros onde podem causar danos ambientais e perigos à saúde. Porém, para fazer o correto descarte do nosso lixo é necessária a correta separação dos resíduos, pois, se misturados, eles não podem ser reciclados.

coleta seletiva
Foto: ColetivoVerde

O lixo tóxico é um dos mais perigosos, pois contém substâncias nocivas e propriedades químicas. Os resíduos liberados por esse tipo de lixo podem se acumular nos primeiros níveis das cadeias e teias alimentares, podendo extinguir espécies e ainda causar gravíssimos problemas de saúde nos humanos.

Mas quais são e como podem ser descartados? Separamos abaixo os principais resíduos tóxicos e sua destinação, confira:

Reciclagem de pilha e bateria
Foto: pairesiduossolidos

Pilhas e baterias: Independentemente do tipo ou do tamanho, elas possuem os metais cádmio, chumbo e mercúrio. Para descartá-las, envolva a pilha ou a bateria em um saco plástico, separando-o do lixo comum, e deposite em postos de coleta específicos. Se preferir, devolva-os à loja em que você comprou ou outros estabelecimentos.

Óleo de cozinha: Se descartado na pia, o óleo pode cair em rios e córregos, impedir a entrada de oxigênio e luz na água, ocasionando a morte de peixes e plantas. A solução é coletá-lo em uma garrafa e, quando estiver cheia, direcioná-la aos postos de coleta autorizados ou produzir sabão caseiro.

Eletrônicos e eletrodomésticos: Esses metais pesados contêm cádmio, chumbo e níquel e são altamente tóxicos. Além desses, outros materiais, como plástico, vidro e borracha, que também compõem esses aparelhos, demoram muito tempo para se decompor no meio ambiente, além da presença do CFC, um gás tóxico usado no processo de refrigeração que destrói a camada de ozônio. Para descartá-los, entre em contato com o fabricante e se informe como retornar o produto para ele.

Remédio
Foto: Pixabay

Remédios: Esse tipo de produto contém substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água quando jogado nos aterros sanitários. O descarte dos medicamentos vencidos deve ser feito, de preferência, com a própria embalagem e levados em Centros de Atendimento Públicos de Saúde ou farmácias.

Lâmpadas: Armazenado dentro da lâmpada, o mercúrio é um metal tóxico. Quando a lâmpada queima, esse metal se dispersa, impregnando os materiais sólidos e ficando protegido apenas pelo vidro, que passa a ter resíduos tóxicos capazes de contaminar o solo e a água. Procure colocar as lâmpadas em caixas fechadas e separadas do lixo comum e procure um posto de coleta específico.