Conheça a interpretação ambiental e sua importância para a educação ambiental

2.218 views
Educação Ambiental
Foto: ra-bugio

A interpretação ambiental diz respeito a um conjunto de princípios e técnicas que tem como objetivo estimular o entendimento das pessoas em relação ao ambiente, incentivando a curiosidade, o conhecimento, a reflexão por meio de estímulos e interações práticas com a natureza e prioriza a conservação de recursos naturais.

Além disso, a interpretação ambiental está diretamente relacionada com a experiência do visitante. Por meio de seus sentidos, ele conecta-se com o ambiente e vivencia novas experiências.

Deste modo, sua principal finalidade é provocar o visitante, mas de forma amena. Para ser efetiva, ela deve ter um significado para a pessoa, deve incentivar a participação do indivíduo, provocar o questionamento e, principalmente, ser prazerosa.

Por conta disso, a interpretação ambiental é importante para a educação ambiental, pois ela está diretamente ligada a mudanças de atitudes e de valores.

De acordo com a Declaração de Tbilisi, determinada na Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, realizada pela UNESCO em parceria com o PNUMA na cidade de Tbilisi, Geórgia, a educação ambiental deve ser voltada à comunidade para despertar nela o interesse de participar ativamente da busca por solucionar questões dentro de um contexto de realidades específicas, estimulando o senso de responsabilidade e o esforço para construir um futuro melhor.

Sendo assim a educação ambiental é um processo constante, em que a pessoa adquire consciência do meio ambiente ao seu redor e torna-se capaz de agir sozinha ou coletivamente na procura por soluções que resolvam questões ambientais urgentes e melhoria para as gerações futuras.

Educação
Foto: moisesmoreira1