Como usar a medicina natural para tratar problemas respiratórios

8.473 views
Stockphoto.com / yacobchuk Com ingredientes naturais, é possível amenizar os problemas respiratórios.

O período que antecede o inverno é também conhecido como a época do ano na qual as bactérias se desenvolvem e começam a se preparar para o “auge” da temporada. Prova disso são doenças como a gripe, asma e a bronquite, que alcançam seus maiores índices anuais quando o clima inicia sua transição para a estação de inverno.

Para prevenção e combate de todas as doenças, o Ministério de Saúde realiza todos os anos campanhas que estimulam a população a se conscientizar e proteger contra os males das bactérias. Mesmo assim, todos anos vê-se uma grande quantidade de pessoas infectadas por doenças que poderiam ser evitadas com pequenas mudanças de hábito e cuidado.

Principalmente para casos especiais, quando a doença é crônica, os cuidados devem ser ainda maiores, para que o indivíduo não sofra com as alterações climáticas – característica desta época. Pensando nisso, descubra algumas maneiras práticas de como usar a medicina natural para tratamento e prevenção de doenças respiratórias:

Alho

Nem todos sabem, mas o alho, poderoso ingrediente culinário, é também fonte de propriedades medicinais extremamente eficientes no tratamento de alergias respiratórias, apresentando características benéficas no combate de problemas muito comuns como gripes e fortes resfriados.

Como receita, recomenda-se a ingestão de um simples dente de alho para melhoria de saúde do indivíduo.

Suco de limão

A vitamina C é, sem dúvidas, uma das melhores fontes para fortalecimento do sistema imunológico e proteção contra problemas respiratórios. E nada mais saboroso do que um belo suco de limão para abastecer o organismo e protegê-lo de bactérias invasoras.

Vale salientar que, além de otimizar a defesa do sistema imunológico, o suco de limão é também responsável por agir como antisséptico nas vias respiratórias, fazendo com que os pulmões recebam o oxigênio com maior qualidade.

Exercícios e bastante água

Pensando no bom funcionamento dos pulmões e no próprio metabolismo, a prática de exercícios físicos e consumo de água são duas ótimas maneiras de melhorar a proteção do organismo contra as doenças. Através das atividades, os pulmões são fortalecidos e se tornam mais resistentes à virose.

Claro que, para situações especiais, como o caso da asma, é preciso redobrar a atenção para praticar os exercícios. Mas para isso, basta consultar um profissional para que o mesmo elabore um cronograma de atividades condizente com suas condições físicas ideais. Não esqueça de se hidratar com alguns copos d’água diário, fazendo com que o seu corpo reaja da melhor maneira.

Suco de mel com agrião

A receita é conhecida por sua efetividade no tratamento de problemas como a bronquite e a asma. O remédio caseiro é um excelente descongestionante, responsável por limpar as vias respiratórias e melhorar a passagem do ar.

Com um modo de preparo bem prático, a receita do suco de mel com agrião deve ser preparada com meio copo de água, um copo de suco de laranja, dois ramos de agrião, meia cenoura e uma colher de sopa de mel, batendo todos os ingredientes no liquidificador. Através dessa combinação, a receita beneficia o organismo agindo como expectorante.

Xarope de Maçã

Por fim, o xarope de maçã é também um dos mais reconhecidos métodos utilizados pela medicina natural para tratamento dos problemas respiratórios. Trazendo a sensação de alívio e conforto para o pulmão e vias respiratórias, a receita caseira leva apenas duas maçãs (sem casca), meio litro de água e três colheres de açúcar como ingredientes.

Em sua preparação, o remédio natural cozinha as maçãs (picadas) junto da água em um recipiente e, então, a mistura é coada para extração do suco da maçã. Em seguida, o açúcar é acrescentado e a receita volta ao fogo por mais 15 minutos. No final, o xarope deve ser armazenado em um recipiente de cor escura.