Você sabe o que é água desmineralizada?

5.212 Visualizações
Água desmineralizada.

A água desmineralizada, também conhecida como deionizada, é quimicamente pura, ou seja, livre de íons, minerais e metais pesados. Possui as mesmas características e benefícios da água destilada, diferenciando-se apenas pelo processo de obtenção.

No método da desmineralização, diferentemente da destilação, não há consumo de energia. Utilizam-se apenas resinas especiais que processam uma troca iônica para a “purificação” da água. Há também o procedimento de osmose reversa, onde a filtragem é feita mecanicamente, sem a necessidade de produtos químicos.

A água resultante deste processo é utilizada, principalmente, em processos químicos industriais, uma vez que a aplicação da água bruta provoca uma série de prejuízos para fábricas. Em caldeiras, por exemplo, a água desmineralizada ajuda a evitar a formação de incrustações – que se caracteriza pelo acúmulo de sais na superfície – e a corrosão dos equipamentos.

O consumo de água desmineralizada também traz benefícios para a saúde. Isso porque, os minerais contidos em excesso na água bruta, como o carbonato de cálcio e o magnésio, podem contribuir para o desenvolvimento de arteriosclerose, cálculo renal, artrite, catarata, artrose, entre outras doenças. Pesquisas recentes também relacionam o consumo de água deionizada com a longevidade e eliminação de toxinas do organismo.

No Brasil, o processo de desmineralização da água por resinas tem sido o mais utilizado devido à facilidade operacional, baixo custo e alta taxa de recuperação da água.