Turismo ecológico na Amazônia

1.973 views
Passeio amazonia
Foto: jovemrural

Considerada uma das regiões mais ricas do planeta em biodiversidade, a floresta Amazônica é uma experiência única para quem conhece esse paraíso, repleto de curiosidade, beleza e folclore. Não é à toa que centenas de turistas do mundo inteiro vêm ao Brasil conhecer os seus encantos.

É uma oportunidade de ver de pertinho os hábitos e a cultura da maior floresta tropical. Além disso, o turista conhece a população local, saboreia os principais pratos da região, normalmente à base de peixes que só existem lá, com um toque de costumes caboclos e indígenas. Pimenta de cheiro, tucupi, tambaqui, bacalhau da Amazônia, jaraqui e pirarucu figuram como os principais pratos. Farinha do Uarini e pimenta de cheiro são ingredientes comuns no sabor amazônico. Há ainda as tradicionais frutas que aguçam o paladar dos visitantes, como o açaí e o cupuaçu.

passeio amazonia
Foto: visitamazonas

O ecoturismo pode ser praticado durante o ano todo. Dentre as atrações estão caminhada na floresta, passeio de canoa e trilhas aquáticas. Os passeios são monitorados, ecologicamente corretos e contribuem com a sustentabilidade da região. Para incentivar o turismo na Amazônia, o Ministério do Meio Ambiente criou, em 2000, o Programa para o Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (PROECOTUR), cuja finalidade é gerar oportunidades de negócios aliadas ao desenvolvimento econômico e social, com respeito ao meio ambiente. Existem 15 polos de ecoturismo espalhados por 152 municípios que compreendem a região.

Segundo dados da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur), entre 2003 e 2011, a região recebeu mais de 4,2 milhões de turistas.