Causas e consequências da floração das águas

3.159 views
floração água
Lagoa da Tijuca. Foto: oglobo

A degradação ambiental, processo de degeneração do meio ambiente responsável pelas mudanças na biodiversidade e no ecossistema, vem aumentando com o passar do tempo e com o crescimento da população. Com a atividade industrial ganhando cada vez mais força e a ação humana mais agressiva, a floração das águas vem se tornando um problema comum.

Isso acontece porque o uso desenfreado de fertilizantes, que contém fósforo e azoto, faz com que a população aquática aumente descontroladamente, levando a uma diminuição na transparência da água, dificultando a incidência de luz solar. Apesar das substâncias nutrirem as plantas aquáticas e serem necessárias para o crescimento dos reprodutores primários, em grande quantidade são consideradas prejudiciais.

Dessa forma, há uma diminuição da biodiversidade do habitat que reduz a capacidade de alimentos para inúmeros micro-organismos, empobrecendo as comunidades de invertebrados e vertebrados.

O esgoto doméstico também está entre as causas da floração das águas. O descarte incorreto e a presença de agentes poluentes colaboram para a degradação.

Um problema que afeta animais e humanos

A floração em rios, lagos e reservatórios destinados ao abastecimento da população interfere diretamente na qualidade da água – cor, odor e sabor – e na saúde pública, devido à produção de substâncias tóxicas e carcinogênicas. Há registros de morte de pacientes em que foram envenenados devido a presença de toxinas na água utilizada no tratamento, bem como pessoas comuns que utilizaram a água em suas casas.

patos floração da água
Foto: limao

Os problemas atingem também os animais. O envenenamento pela ingestão e/ou contato com floração foram responsáveis pela morte de gado bovino, cavalos, porcos, ovelhas, cães, peixes e invertebrados.

Governo, empresas, organizações não governamentais e a sociedade já se unem na busca de soluções para evitar que as consequências se agravem. O manejo de áreas com floração já está sendo realizado em algumas regiões. No entanto, é sempre bom tomar cuidado e realizar tratamento da água em lugares propensos ao problema.