Saúde e sustentabilidade: medidas sustentáveis que evitam doenças

6.302 views
Poluição
Foto: opticasitamaraty

Um ambiente sustentável é fundamental para uma vida saudável. Dificuldades respiratórias causadas pela poluição do ar, doenças causadas pelo excesso de sujeira nas ruas e o estresse dos congestionamentos são exemplos de situações que afetam a saúde da população, especialmente em áreas urbanas.

Segundo o Instituto Saúde e Sustentabilidade, 15 mil paulistanos morrem de doenças causadas pela poluição do ar todo ano, o dobro do número de mortes por acidentes de trânsito (em torno de 7,5 mil). Utilizar meios de transportes não poluentes, como as bicicletas, contribui para diminuir esse índice.

Cuidar do ambiente favorece tanto a saúde física como psicológica e é um benefício coletivo, pois quando atitudes sustentáveis são incorporadas no dia a dia, a qualidade de vida de toda a comunidade melhora. A cada R$ 1 gasto em tratamento de esgoto poupa-se R$ 4 em tratamentos de saúde, informa a Organização Mundial da Saúde (OMS). O velho ditado, nesse caso, é uma verdade irrevogável: prevenir é melhor do que remediar.

É possível adotar medidas sustentáveis, que colaborem para um ambiente saudável e melhorem a qualidade de vida, mudando hábitos simples. Você sabia que evitar o desperdício de alimentos pode diminuir a incidência de gases que afetam o clima?

Desperdício de alimento
Foto: souagro

No processo de decomposição o gás carbônico é liberado na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa. O chorume liberado por alimentos em decomposição também contamina os lençóis freáticos e é um chamariz de insetos e roedores. A falta de água potável e o superaquecimento podem causar desidratação e cólera, por exemplo.

Consumir produtos orgânicos também é uma escolha mais sustentável. Os alimentos cultivados sem agrotóxicos agridem menos ao ambiente e são mais benéficos à saúde de quem os cultiva e de quem os consome.

O simples ato de não jogar lixo nas ruas pode evitar enchentes e, consequentemente, doenças causadas por elas, como a leptospirose.

Caminhada
Foto: atravesdosespelhos

Reciclar é outra medida importante, pois ao reduzir a extração de matéria-prima, aumenta-se a disponibilidade de recursos naturais. O contato com a natureza é capaz de melhorar a disposição e diminuir a ansiedade, causando sensação de bem estar e afetando diretamente a saúde mental.

E que tal caminhar até a padaria ou supermercado ao invés de utilizar o carro? Ao escolher percorrer pequenas distâncias a pé, diminui-se o risco de doenças cardíacas, além de evitar a emissão de poluentes.