Australiano cria protótipo de scooter feita de bambu e movida a ar comprimido

385 views
Ecomoto
Foto: ardenstreetdesigns

Sem utilizar gasolina ou qualquer outro tipo de combustível derivado do petróleo, o protótipo de scooter feita de bambu e movida a ar comprimido, desenvolvido pelo australiano Darby Bicheno, surge como uma tecnologia verde inovadora. A criação do estudante, em seu terceiro ano no curso de design da Universidade RMIT, de Melbourne, pode impulsionar a mobilidade urbana sustentável e amenizar os prejuízos que as atividades humanas vêm causando ao meio ambiente.

Elaborada a partir de um sistema de desenho assistido por computador, a EcoMoto 2013 é projetada para funcionar com um motor rotativo abastecido por ar, um mecanismo produzido pela companhia EngineAir Austrália. Além disso, pedaços de bambu compõem as estruturas da motocicleta ecologicamente correta, pois este tipo de madeira tem crescimento rápido e não necessita de muitos investimentos para ser cultivada.

Embora apresente um design sofisticado devido à utilização de bambu pressionado a vapor, Darby Bicheno garante que a moto tem capacidade para circular por superfícies ásperas. Quanto ao abastecimento do veículo, o idealizador afirma: “Postos de gasolina em todo o mundo já têm condições de serem adaptados para compartimentos de ar em seus tanques subterrâneos”.

Atualmente, a EcoMoto 2013 ainda é apenas um protótipo, no entanto, se houver investimento nesta tecnologia, o automotor tem capacidade para reduzir o desperdício de material plástico, que demora para se decompor na natureza, e mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), algo que abrandaria as mudanças climáticas.

Ecomoto
Foto: ardenstreetdesigns