Indústria têxtil investe em construção sustentável e ganha destaque

632 Visualizações
Sustentabilidade nas empresas
Foto: fragmaq

Baixo valor na conta de luz e certeza de ter favorecido o meio ambiente. Essa é a consciência que a analista de sustentabilidade, Adriana Pacheco Martins, teve depois de transformar em edifício sustentável as novas instalações do edifício atual da Tricostyl Modas. A iniciativa serviu de exemplo para outras empresas do setor depois do projeto ser finalista do 3º Prêmio Fecomercio Sustentabilidade de 2013.

O prédio atual foi criado nos moldes da construção sustentável. No espaço são utilizados sensores de presença instalados em locais como vestiários, para evitar o desperdício de energia elétrica, lâmpadas fluorescentes que possuem eficiência 60% maior, e utilizam-se telhas transparentes em locais estratégicos para ampliar a iluminação natural do ambiente. Os materiais e acessórios escolhidos para construção do prédio são de baixo impacto ambiental e não tóxicos.

Além disso, no edifício as pias do lavatório e dos refeitórios são feitas de placas de tubo de pasta de dente e as madeiras de reflorestamento são usadas na estrutura interna.

Estratégia de educação ambiental

Com o objetivo de conscientizar os funcionários sobre a importância dos hábitos sustentáveis foram feitos diversos cartazes abordando temas como desperdício de recursos naturais, a fome, pobreza, além de dar sugestões de carona solidária e como evitar o desperdício de água.

A empresa criou também o Econews, um boletim mensal com notícias sobre sustentabilidade e meio ambiente. Na instituição também são feitas ações para poupar o consumo de papel e evitar impressões desnecessárias. Os cartões de visita passaram a ser confeccionados com papel reciclado e, atualmente, os setores usam papel reciclado em cerca de 80% das impressões.

Coleta Seletiva
Foto: boaventura

Gestão de resíduos sólidos

Latas, plásticos, papéis e demais resíduos aproveitáveis tem destino correto na empresa. Depois de serem depositados nas lixeiras corretas, os resíduos recicláveis são doados para o Programa Reviravolta, do Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos, um projeto que visa o resgate e a capacitação profissional da população em situação de rua.

3° Prêmio FECOMERCIO Sustentabilidade

Ano: 2013

Empresa: Tricostyl Modas

Ação: Implantação de Estratégias para a Sustentabilidade