Saiba qual é, afinal, o maior animal do mundo que já existiu

25.456 Visualizações
Com até 30 metros de comprimento e 150 toneladas de peso, a baleia azul é considerada o maior animal do mundo.

Uma das coisas mais bonitas no nosso planeta é a biodiversidade. Se já existem tantos seres humanos diferentes, é natural que os demais animais sejam encontrados nos mais diversos formatos e características.

Dentre esses animais, todas as suas categorias (mamíferos, insetos, peixes e afins) têm seu “titã”. A maior ave de todas, por exemplo, é o avestruz — que pode chegar a 2,8 metros de altura. No que diz respeito aos mamíferos terrestres, é o elefante africano que ganha — ele não é apenas consideravelmente alto, mas suas sete toneladas o colocam na primeira posição facilmente.

Mas, afinal, qual será o maior entre todas as categorias? Qual o maior animal do mundo que já existiu? Muitos podem imaginar que foi algum dos dinossauros, conhecidos justamente por seu tamanho colossal. Mas, na verdade, o maior animal que já surgiu no mundo ainda está entre nós: é a baleia azul!

Baleia azul: quais são as características?

Quando adultas, as baleias azuis podem chegar a até 30 metros de comprimento, da cabeça à cauda, enquanto o peso chega a 150 toneladas. É como se fossem 112 girafas machos, em questão de peso. O tamanho pode ser comparável a um Boeing 737, ou a um prédio de 10 andares.

A baleia azul tem uma dieta à base de crustáceos, mas você deve imaginar a quantidade para mantê-la satisfeita: são cerca de seis toneladas de crustáceos por dia! A sua espécie favorita, e que compõe a maior parte de seu cardápio, é o Krill, um pequeno camarão.

Uma baleia adulta tem uma cabeça tão grande que pode comportar cerca de 50 pessoas em sua língua! Na cultura popular, já existiram muitos filmes, desenhos e livros que ilustraram como seria se uma ou poucas pessoas fossem engolidas acidentalmente, e não é um exagero quando elas parecem minúsculas lá dentro. Em termos de comparação, seria possível para uma pessoa rastejar dentro das artérias do animal.

Os filhotes da baleia azul já nascem com mais de sete metros de comprimento, e crescem rapidamente. É estimado que eles ganhem até 90 quilos por dia, conforme bebem seus 380 litros de leite materno. Assim, não demora muito para que cheguem ao tamanho dos pais.

Apesar de tão majestosa, a baleia azul infelizmente está entre os animais com risco de extinção. Das mais de 200 mil baleias que eram encontradas antigamente, hoje temos apenas algo em torno de 10 mil. As chances de recuperação delas são poucas. Grande parte da razão pela qual elas estão nessa situação é a caça de baleias e o desequilíbrio ambiental causado por esta situação.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / MR1805