Veja 3 formas de como fazer um boneco reciclável fácil

16.450 views
Confeccionar brinquedos a partir de materiais que seriam descartados é uma excelente maneira de evitar o desperdício e incentivar a consciência ambiental das crianças.

A reutilização de materiais comuns no cotidiano é uma das principais formas de evitar o desperdício e diminuir consideravelmente o volume de lixo gerado em casa. Uma das melhores formas de fazer essa reutilização é por meio de atividades de artesanato, que dão origem a novas peças com o material que seria jogado no lixo.

Os brinquedos são um dos itens que podem ser confeccionados a partir de materiais que seriam descartados, especialmente bonecos. Dessa forma, além de evitar o desperdício, é possível incentivar a consciência ambiental das crianças por meio da diversão.

É importante ressaltar que estes bonecos feitos com materiais reutilizados são também recicláveis — uma vez que a maioria dos materiais utilizados podem ser encaminhados para a reciclagem posteriormente, não se tornando uma peça poluente no futuro.

3 formas de fazer um boneco reciclável de maneira fácil

Boneco de garrafa pet

Para se fazer este boneco são necessários poucos itens: uma garrafa pet de 600ml, jornal, cola, fita crepe e tinta.

O primeiro passo é lavar e secar muito bem a garrafa, para que ela possa ser utilizada neste processo. Em seguida, faça uma bola de papel com o jornal e a envolva com fita crepe para que fique uniforme, formando a cabeça de seu boneco.

Ainda com jornal, faça dois pequenos rolos em forma de canudos e cole-os, para que mantenham esta forma para os braços de seu boneco. Faça também alguns rolinhos menores para o cabelo.

Em seguida, cole pedaços de jornal sobre a garrafa até que ela esteja completamente forrada, sem nenhuma parte da garrafa exposta. Após colar, espere secar e pinte o corpo de seu boneco, bem como as demais peças que serão a cabeça, braços e cabelos. Cole todas as partes em seus devidos lugares e espere secar.

Boneco de rolo de papel higiênico

Para fazer este boneco serão necessários os seguintes materiais: um rolo de papelão, jornal, fita crepe, cola, fios de lã, caneta preta e tinta.

Para dar início a seu boneco, preencha o rolo de papelão com jornal, pois assim o brinquedo terá mais peso, solidez e estabilidade para ficar em pé. Faça também uma pequena bola de jornal e encaixe na parte superior do rolo (onde será a cabeça do boneco), e prenda-a com fita crepe, deixando-a arredondada.

Em seguida cole pedaços de jornal sobre o rolo até cobri-lo completamente. Espere secar e pinte seu boneco utilizando papelão para fazer seus braços e os fios de lã para o cabelo.

Cachorro com pote de Danone

Os bonecos em formato de cachorro também são uma boa opção para se divertir com as crianças. Para montá-lo, são necessários: um pote de Danone, papelão ou papel cartão e cola.

Para montar seu boneco de cachorro basta deixar um pote inteiro de Danone deitado, com sua base voltada para a frente, onde será o focinho do cachorro. Com a folha de papel cartão ou papelão, desenhe e recorte as formas que serão orelhas, olhos e boca de seu cachorro.

Em seguida basta colar estas formas nas bordas do pote de Danone e espere secar. Se necessário, utilize tinta guache ou canetas coloridas para complementar estas partes de seu boneco.

Imagem: iStock / Getty Images Plus / MementoImage