Saiba o que é preciso fazer para deixar a sua casa mais sustentável

433 Visualizações
environmentblog Construção sustentável.

Devido ao aquecimento e as emissões de Gases de Efeito Estufa, a sociedade tem precisado agir em prol da preservação e conservação do meio ambiente. Por isso, investir no conceito de arquitetura verde pode reduzir os danos à natureza e evitar o esgotamento dos recursos. Assim sendo, a presidente da Associação Bairro Sustentável da Damha Urbanizadora, Fernanda Toledo, explica que é possível fazer com que seu imóvel se torne ecologicamente correto.

Considerando a crise hídrica que assola a região metropolitana de São Paulo, com os níveis dos reservatórios do Sistema Cantareira caindo para 8,6% da capacidade, a especialista sugere a utilização de torneiras com mecanismos de controle de vazão e temporizadores para minimizar o desperdício e as despesas. Além disso, a captação de água da chuva, através de tanques e filtros disponíveis no mercado, possibilita diversos tipos de utilização para o líquido.

Quanto ao fornecimento de eletricidade, Fernanda Toledo destaca a implantação de sistemas de produção de energia solar, que são capazes de abastecer redes de iluminação e eletrodomésticos, e aponta para uma nova tecnologia: as células fotovoltaicas. Deste modo, a presidente da Associação Bairro Sustentável garante que a adesão às células e ao controle de água proporcionam uma economia financeira de até 40% em relação aos itens convencionais.

Atender aos critérios estabelecidos pelo selo AQUA (Alta Qualidade Ambiental) e adquirir produtos com a certificação Procel, que identifica os aparelhos que apresentam eficiência energética, também são condutas indicadas. Para combater o descarte irregular de materiais em áreas de convívio compartilhado, Fernanda garante que desenvolver programas de educação ambiental e de coleta seletiva são as melhores soluções.

Ministério da Saúde Coleta Seletiva.