As lindas paisagens formadas pelas depressões e relevos brasileiros

4.707 views

O Brasil tem três tipos de relevo: planícies, planaltos e depressões. As formações do relevo brasileiro colocam nosso país entre os mais belos do mundo, com paisagens estonteantes que vão dos cânions, chapadas e paredões de rocha às praias exuberantes, passando por montanhas, grutas e planícies imensas.

Veja algumas das paisagens exuberantes formadas pelo relevo brasileiro:

Vale da Lua (Goiás)

Situado no na Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua é formado por pequenas crateras e rochas salientes cavadas nas pedras pelas águas transparentes do rio São Miguel durante centenas de anos. O local fica na cidade de Alto Paraíso de Goiás (GO).

aurelianoaugusto Vale da Lua (Goiás).

Serra da Capivara (Piauí)

A Serra da Capivara tem mais de 700 sítios arqueológicos com pinturas rupestres e peças de cerâmica, além de esqueletos humanos. Suas belas formações rochosas, como a Pedra Furada, foram formadas ao longo de milhares de anos.

gjofili Serra da Capivara (Piauí).

Cânion do Xingó (Sergipe)

Um vale de 65 km de extensão, cercado de granito avermelhado e cheio de pinturas rupestres. O Cânion do Xingó surgiu após o represamento do Rio São Francisco para a construção da Hidrelétrica do Xingó. A paisagem encantadora é fruto de milhões de anos de erosão e modificações do relevo brasileiro.

Cânion do Xingó (Sergipe).

Gruta Azul (Mato Grosso do Sul)

A Gruta Azul é uma impressionante caverna de Bonito (MS), com numerosas estalactites e formações geológicas. Após uma descida de 100 metros encontra-se um visual estonteante com um lago subterrâneo de águas azuis.

Gruta Azul (Mato Grosso do Sul).

Praia de Barreiras (Alagoas)

No litoral sul de Alagoas, a Praia de Barreiras tem areias finas pontuadas por coqueirais, com um visual privilegiado sobre o Atlântico. A praia fica no encontro do mar com o Rio Coruripe e tem vista para o Morro das Sibirinas. É uma excelente amostra das diferentes formações do relevo nacional.

Praia de Barreiras (Alagoas).

Delta do Parnaíba (Maranhão / Piauí)

O Delta é um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área, uma planície que envolve 73 ilhas fluviais, dunas e mangues. Um lugar paradisíaco e rodeado de belezas naturais.

lais-castro Delta do Parnaíba (Maranhão / Piauí).

Chapada Diamantina (Bahia)

Uma região de serras situada bem no meio do estado, por onde correm regatos e cachoeiras exuberantes e se erguem imensas rochas com a superfície plana. A Chapada Diamantina é um dos cartões postais dos planaltos brasileiros.

galeria_miradas Chapada Diamantina (Bahia).

Pantanal (Mato Grosso)

Rico em flora, fauna e uma das mais exuberantes paisagens do Brasil, o Pantanal é considerado a maior planície alagável do mundo. Está situado sobre uma das maiores depressões brasileiras, cuja altitude não ultrapassa os 100 metros em relação ao nível do mar.

Pantanal (Mato Grosso).

Semiárido Nordestino

Corresponde à região da depressão sertaneja nordestina, com clima quente típica vegetação de caatinga em diversos pontos, o semiárido nordestino possui uma paisagem sem igual, marcada pela terra vermelha e o solo extremamente seco.

Divulgação Semiárido Nordestino.