Quais as principais bacias hidrográficas brasileiras?

33.149 Visualizações

Bacia hidrográfica é uma área terrestre na qual ocorre a drenagem de água para um determinado curso de água, geralmente um rio, seus afluentes e subafluentes. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), indicam que existem 12 bacias hidrográficas principais no Brasil, descriminadas abaixo:

Bacia Hidrográfica Amazônica

É a maior bacia hidrográfica do planeta, com 7 milhões de quilômetros quadrados, o que corresponde a uma área de 3.870.000 km². Está localizada nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso e Pará, além de outros países, como a Bolívia, Peru, Venezuela e Colômbia. Vale ressaltar que a bacia possui muitos rios navegáveis, são cerca de 20 mil km utilizados para transporte. Os principais rios da Bacia Amazônica são: Amazonas, Negro, Solimões, Xingu, Madeira, Tocantins, Juruá, Purus e outros.

Bacia Hidrográfica Amazônica
Foto: eboaviagem

Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia

Possui 767.059 km², o que a deixa no patamar de a maior bacia de drenagem exclusivamente brasileira. Os principais rios são o Tocantins e o rio Araguaia. Aproximadamente 9,5% do território brasileiro é drenado pela Bacia do Tocantins-Araguaia.

Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Foto: sosriosdobrasil

Bacia Hidrográfica do São Francisco

Com aproximadamente 640 mil km², esta bacia passa pelos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais e Distrito Federal. Possui uma grande importância para o Nordeste do país já que é a principal fonte de água doce da região.

Rio São Francisco
Foto: pacgov

Bacia Hidrográfica do Paraná

A bacia hidrográfica do Paraná possui 879.860km². É constituída por um planalto encachoeirado, o que favorece a construção de usinas hidrelétricas como Furnas, Água Vermelha, São Simão, Capivari e Itaipu (a maior usina do mundo). Tem uma grande importância nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, pois auxilia no abastecimento e geração de energia.

Foz do Iguaçu
Foto: soldon

Bacia Hidrográfica do Parnaíba

Abrange os estados do Piauí, Maranhão e Ceará, o que corresponde a uma área de 344.112 km².

Bacia Hidrográfica do Parnaíba
Foto: baixaki

Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental

Possui extensão de 287.348 km² e está presente nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. A bacia não possui grandes rios, o que gera uma baixa disponibilidade hídrica em algumas épocas do ano.

Bacia Hidrográfica do Atlântico Nordeste Oriental
Foto: 360graus

Bacia Hidrográfica Atlântico Nordeste Ocidental

Contém 254.100 km² e está nos estados do Maranhão e Pará. Destacam-se os rios: Gurupi, Pericumã, Mearim, Itapecuru Munim e Turiaçu.

Foto: diariodonordeste
Foto: diariodonordeste

Bacia Hidrográfica Atlântico Leste

Em uma área de 388.160km², equivalente a 4,5% do território brasileiro, a bacia engloba os estados de Sergipe, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo.

Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste

Está localizada em uma área altamente industrializada, nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, o que faz com que esta bacia seja bastante utilizada pela população e indústrias locais. Possui 229.972 km² e é formada pelo rio Doce, Itapemirim, São Mateus, Iguape, Paraíba do Sul, entre outros.

Bacia Hidrográfica Atlântico Sudeste
Foto: olhares

Bacia Hidrográfica Atlântico Sul

A bacia abrange um expressivo contingente populacional, possui uma área total de 187.522 km² e está presente em São Paulo, Paraná e Santa Catarina, percorrendo até o Rio Grande do Sul.

Bacia Hidrográfica do Uruguai

Composta pela junção dos rios Peixe e Pelotas, a bacia tem grande importância para as atividades agroindústrias e hidrelétricas. Possui uma área de 174.533km² e está presente nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Foto: citybrazil
Foto: citybrazil

Bacia Hidrográfica do Paraguai

Contém uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, o Pantanal. Sua área é de 1.095.000 km² sendo que 33% está no território brasileiro e o restante está na Argentina, Bolívia e Paraguai. A bacia está presente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Bacia Hidrográfica do Paraguai
Foto: 360graus