Características e localização da Caatinga

7.386 views

A Caatinga é um bioma brasileiro de formação vegetal encontrado nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e Minas Gerais. Entre suas principais características, destacam-se a resistência e capacidade da vegetação sobreviver em locais com baixíssimos índices de chuva durante o ano.

Caatinga
Foto: 14323530@N05

O clima em regiões onde se predomina a Caatinga é árido com precipitação pluviométrica (quantidade de água da chuva) de 300 a 800 mm ao ano. Passam por ela os rios São Francisco e Parnaíba que recebem as águas de inúmeros afluentes que nascem neste bioma. Atualmente mais de 20 milhões de brasileiros habitam a Caatinga e convivem com períodos longos de estiagem e clima irregular.

Mesmo com um grande período sem chuva na região da Caatinga é possível encontrar brejos (terrenos planos encharcados) em meio à paisagem mais rígida do local. Estes ambientes são ricos em nutrientes e propícios ao cultivo e criação de animais, mesmo em épocas de seca intensa.

Caatinga
diariodoverde

A flora da Caatinga é conhecida pela grande presença de arbustos com galhos retorcidos e raízes profundas, cactos, bromélias e vegetação mais rígida e resistente. Mas devido à criação extensiva de gado na região a diminuição da vegetação acontece de forma cada vez mais rápida, e alguns locais já possuem características de deserto.

A fauna deste bioma é rica e possui aproximadamente 47 espécies de lagartos, 44 espécies de anuros, 45 espécies de serpentes e quatro de quelônios. Existem outros animais que caracterizam a Caatinga como o Preá, a Asa-Branca, a Ararinha-Azul e o Sagui-de-tufos-brancos.

É importante salientar que a Caatinga, assim como todos os biomas brasileiros, é essencial para o equilíbrio do meio ambiente, principalmente pelo fato da vegetação da sua vegetação absorver mais gás carbônico que outros tipos de florestas e assim auxiliar no combate às alterações climáticas.