Plogging, a modalidade que faz bem à saúde e à natureza

95 Visualizações

Cada vez mais viral, o exercício denominado como plogging é caracterizado pela prática de recolher o lixo das ruas durante a corrida.

Originado na Suécia, o termo plogging consiste em coletar o lixo encontrado nas vias durante a atividade física, potencializando assim o treino, a medida que também beneficia o meio ambiente. Na língua sueca, “plocka upp” significa “pegar”, que aliado o termo inglês “jogging” (traduzido como “corrida”), forma-se o nome “plogging”.

Nova tendência fitness

Mencionado pela primeira vez em 2017 pelo ambientalista sueco Erik Ahlström, a atividade foi lançada através de um grupo de Facebook e desde então ganhou centenas de adeptos ao redor do mundo. A prática é ótima para quem quer sair da mesmice e deseja aprimorar a atividade de corrida de rua, pois auxilia na melhoria da performance: cada agachamento para recolher o material é somado ao treino, sem contar que o peso extra no saco de lixo, faz com que seu corpo queime mais algumas calorias – por conta do maior esforço criado.

A onda pela prática da atividade física está tão alta, que alguns aplicativos da categoria “fitness”, como por exemplo o Lifesum, fizeram uma adaptação para acompanhar a tendência. Dentro do app (disponível para iOS e Android), você consegue marcar suas atividades realizando plogging. Para se ter uma ideia, de acordo com o aplicativo, realizar plogging por 30 minutos é capaz de queimar até 495 kcal!

Movimento social

Além de ser inovador, a nova modalidade traz consigo um movimento social positivo, contribuindo na conscientização sob os resíduos que são descartados indevidamente nas ruas e vias públicas por praticantes de atividade física, corredores amadores e até mesmo cidadãos comuns. 

Apesar da ideia ser um “mero” atrativo para combater uma parte do problema do lixo, alguns dados de publicações em redes sociais são assustadores. Como é o caso da Kathryn, do site Plastic Pollution Solution, por exemplo, que chegou a recolher 9kg de lixo reciclável em apenas em uma caminhada pela praia. 

Vale ressaltar que, em um mundo ideal, conceitos como este não teriam necessidade de serem estimulados como parte da solução para as questões de descarte correto de materiais. Porém, levando em consideração a forma como o mundo desenvolveu sua relação com a produção de lixo, incluir o plogging na rotina de atividades diárias parece ser uma excelente forma de incentivar a conscientização das pessoas.